Mundo | Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

Mundo | Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

28/10/2019 0 Por Carlos Joaquim

Milhares de pessoas juntaram-se hoje numa marcha em Barcelona pela unidade de Espanha e contra o movimento separatista catalão.

Segundo a polícia regional, cerca de 80 mil pessoas integravam a marcha, muitas com bandeiras de Espanha e da Catalunha, quando esta partiu do Paseo de Gracia, cerca das 12:00 locais (11:00 em Lisboa).
Segundo a entidade que organizou a marcha, a Societat Civil Catalan (SCC), a “manifestação constitucionalista” reuniu 400 mil pessoas.
Entre os participantes figuravam o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Josep Borrell, o líder do Partido Popular, Pablo Casado, e o líder do Ciudadanos, Albert Rivera.
O Supremo Tribunal espanhol condenou, a 14 de outubro, os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão.