Região Centro| LPCC organiza curso para estudantes do ensino superior sobre prevenção e impacto do cancro

Região Centro| LPCC organiza curso para estudantes do ensino superior sobre prevenção e impacto do cancro

22 de Outubro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) dá início, a 5 de novembro, ao Curso de Formação sobre “Prevenção e impacto do cancro: contributos para uma cidadania ativa”. A ação decorre na sede deste núcleo, em Coimbra, e pretende contribuir para uma formação sólida da comunidade estudantil na temática da doença oncológica, proporcionando uma melhor compreensão e ajudando a desmitificar conceitos.
O envolvimento na educação para a saúde das pessoas é uma das missões mais importantes da LPCC. Sob este princípio, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) vem desafiar os estudantes universitários a melhorarem os seus conhecimentos sobre prevenção e impacto do cancro. A iniciativa lançada pela Liga pretende, desta forma, não só dar a conhecer a LPCC, sua missão, objetivos e serviços; mas também promover conhecimentos na temática da doença oncológica, causas, fatores de risco, sinais de alerta, diagnóstico precoce e rastreio do cancro; assim como contribuir para a prevenção primária e secundária do cancro.
O curso pretende também familiarizar os alunos com as implicações emocionais do cancro e seus tratamentos e explorar os aspetos sociais e jurídicos associados a um diagnostico de cancro.
A sequência dos módulos conduzirá os estudantes a uma tomada de conhecimentos que os poderá, no futuro, tornar agentes ativos na prevenção e controlo do cancro e permitindo a identificação e encaminhamento de doentes e/ou familiares com necessidades psicossociais e jurídicas para o apoio da LPCC.
A iniciativa decorre na sede da LPCC.NRC, em Coimbra* e tem 30 vagas disponíveis para estudantes do Ensino Superior das áreas da saúde, os destinatários desta iniciativa. O Curso “Prevenção e impacto do cancro: contributos para uma cidadania ativa”, tem 12 horas de duração e decorre nas seguintes datas: 5, 7, 12, 14 e 19 de novembro de 2019.
Os interessados devem formalizar a sua candidatura através do formulário disponibilizado online, através do link: www.ligacontracancro.pt/cursoestudantes