Dia Mundial do Combate à Obesidade

Dia Mundial do Combate à Obesidade

17 de Outubro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
Na véspera do Dia Mundial do Combate à Obesidade, que se assinala a 11 de outubro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) releva que 92 milhões de vidas estão em risco por causa da obesidade, doença que custa 385 mil milhões de euros e que afeta um quarto dos cidadãos dos países da OCDE.
No relatório, a OCDE defende que a prevenção é essencial para salvar vidas e para evitar as perdas económicas da obesidade, que estimam custar uma média de 3,3% dos produtos internos brutos todos os anos.
«Nas próximas três décadas, o excesso de peso fará 93 milhões de mortos na OCDE com a obesidade e doenças relacionadas a reduzirem a esperança de vida em três anos até 2050», afirma a organização, que considera «urgente aumentar os investimentos em políticas que promovam estilos de vida saudáveis».
Entre os países da OCDE, a taxa de obesidade entre a população adulta aumentou de 21% em 2010 para 24% em 2016, o que representou mais cinquenta milhões de pessoas a tornarem-se obesas, enquanto a disponibilidade de calorias aumentou 20% nas últimas cinco décadas.
Os países da OCDE gastam em média 8,4% dos seus orçamentos para a saúde a tratar doenças relacionadas com o excesso de peso, sejam diabetes (70% dos casos são pessoas com peso a mais), cancro (9%) ou doenças cardíacas (23%).