AVEIRO | CIBERSEGURANÇA: ANÁLISE DE UM ATAQUE INFORMÁTICO (25 OUTº) PRECEDE CICLO DE FORMAÇÃO A INICIAR EM NOVEMBRO

AVEIRO | CIBERSEGURANÇA: ANÁLISE DE UM ATAQUE INFORMÁTICO (25 OUTº) PRECEDE CICLO DE FORMAÇÃO A INICIAR EM NOVEMBRO

16/10/2019 0 Por Carlos Joaquim

Dia 25 de outubro, assinalando o Mês Europeu da Cibersegurança

Captura e venda de dados pessoais, fraudes financeiras, roubo de informação de negócios, chantagem e extorsão. Em boa verdade, nada nem ninguém está seguro. Pelo que a segurança no mundo digital deve ser responsabilidade de todos e de cada um!

A digitalização da vida em sociedade, com a consequente proliferação de dados e o aumento exponencial, em volume e natureza, da informação sensível, que hoje é armazenada, tratada e partilhada, através de um sem número de plataformas tecnológicas cada vez mais complexas, e a crescente valorização que essa informação tem vindo a ter enquanto ativo comercial potenciam não só a frequência como o grau de sofisticação dos ataques cibernéticos, ao ponto de ser vulgar ouvir, da boca de especialistas, que, cada um de nós, cidadãos, empresas e instituições, “ninguém está seguro”.

Ou que, ainda assim, não há mais problemas porque não existem hackers em número suficiente “para ir a todas”.

Porque é esta a realidade, pautada por milhões de ameaças e riscos diários, com a qual as pessoas, as empresas e as instituições convivem diariamente – e que levou, inclusive, as instituições europeias a declarar o presente mês de outubro como o MÊS EUROPEU DA CIBERSEGURANÇA – a UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e a CIIWA-Competitive Intelligence & Information Warfare Association, vão levar a efeito, já no próximo dia 25 de outubrouma sessão de sensibilização para os problemas da segurança no espaço cibernético.

Este evento, aberto ao público em geral, decorrerá na Casa Santa Joana (situada na Avenida Santa Joana, nº 67), em Aveiro, a partir das 16h30, e precede o lançamento de um ciclo de formações em Cibersegurança, que decorrerá, na UNAVE-UA, durante os próximos meses.

Mais em https://aveiro123.blogspot.com/2019/10/aveiro-ciberseguranca-analise-de-um.html