Obituário | Morreu Avelino Ferreira Torres, antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses

Obituário | Morreu Avelino Ferreira Torres, antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses

9 de Outubro, 2019 0 Por Carlos Joaquim
O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres morreu ontem no Hospital de Penafiel, com 74 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte autárquica.
Avelino Ferreira Torres, que liderou a autarquia, de 1983 até 2005, sempre eleito pelo CDS, era natural de Rebordelo, Amarante, e, segundo a mesma fonte, encontrava-se acamado há alguns meses, na sua residência, na localidade de Tuías, Marco de Canaveses, distrito do Porto.
A informação foi divulgada através do Facebook da Junta de Freguesia do Marco.
O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses conduziu a autarquia durante 22 anos, sempre pelo CDS, partido cuja concelhia também chegou a liderar.
Foi eleito pela primeira vez em 1983 e presidiu aos destinos do concelho até 2005, com sucessivas maiorias absolutas, sendo à data o último presidente do CDS no distrito do Porto.
Em 2005, Torres deixou a autarquia de Marco de Canaveses para se candidatar, como independente, à presidência da Câmara de Amarante, concelho de onde era natural, precisamente da freguesia rural de Rebordelo.
Após uma intensa e mediática disputa com o socialista Armindo Abreu, Avelino Ferreira Torres acabou por perder aquela eleição em Amarante e regressou a Marco de Canaveses, onde se tornou a candidatar em 2009 e 2013, como independente, voltando a perder, nas duas vezes para o social-democrata Manuel Moreira.