Região Centro | Águas do Centro Litoral sensibiliza para o valor da água e lança empreitadas de água e saneamento

Região Centro | Águas do Centro Litoral sensibiliza para o valor da água e lança empreitadas de água e saneamento

01/10/2019 0 Por Carlos Joaquim

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a AdCL vai percorrer os municípios de Ovar, Mealhada, Arganil e Vila Nova de Poiares para celebrar a efeméride junto dos pequenos e graúdos, consciencializando para o valor da água aliado às boas práticas ambientais no seu uso eficiente.

As comemorações iniciaram no domingo, dia 29 de setembro, no Parque do Buçaquinho, em Ovar, com a dinamização de um Peddy-Paper ambiental dedicado a toda a família.
Esta iniciativa, composta por vários espaços dedicados ao valor da água, entre eles, a roda do conhecimento, um puzzle gigante, o reconhecimento da fauna e flora ribeirinha, e um espaço musical “O Cano é que Paga”, permitiu aso participantes realizar uma viagem de conhecimento do Ciclo Urbano da Água, com paragem obrigatória nas boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos.
A viagem prosseguiu no dia 30 de setembro no mercado do municipal de Vila Nova de Poiares e Mealhada, sensibilizando a população para o valor da água através de uma ação degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.
O objetivo foi, além de incentivar o consumo de água da torneira, promover a sustentabilidade na utilização do recurso, associado ao seu valor, permitindo ainda desmistificar alguns paradigmas criados pelo consumidor no que respeita à ingestão da água da torneira.
Para o efeito, a AdCL promoveu um Quizz alusivo às boas práticas no seu uso eficiente e uma ação de degustação de água da torneira, simples ou aromatizada.