Turismo Centro de Portugal e Universidade Europeia promovem ação de reflorestação na Serra da Lousã
Iniciativa “Plantar para Regenerar” junta 85 estudantes e professores em visita de estudo e reflorestação solidária.
O Centro de Portugal vai acolher no próximo dia 28 de outubro, a partir das 11h30, na Serra da Lousã, uma ação de campo e reflorestação solidária. A iniciativa insere-se no ciclo “Reconstruir e Reencantar Territórios: O Papel dos Eventos após os Incêndios”, promovido pela Universidade Europeia, com o apoio institucional do Turismo de Portugal, da Turismo Centro de Portugal e da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos.
Durante a manhã, 85 estudantes e docentes das áreas de Turismo e Hotelaria da Universidade Europeia participarão numa visita de estudo à Serra da Lousã e ao Parque Biológico da Serra da Lousã, com o objetivo de observar as consequências dos incêndios florestais e identificar recursos endógenos e oportunidades de regeneração sustentável.
O ponto alto da jornada será a ação solidária “Plantar para Regenerar”, na qual os participantes irão plantar árvores autóctones adquiridas pelos próprios, contribuindo assim, de forma simbólica, para a reflorestação da Serra da Lousã e para a recuperação ambiental da região.
Esta atividade resulta de uma colaboração concertada do Grupo de Trabalho dos Incêndios – liderado pela Turismo Centro de Portugal e que inclui várias entidades da região, nomeadamente a CCDR-C, os PROVERE, as Comunidades Intermunicipais e o Pinhal Interior – e a Câmara Municipal da Lousã.
Victor Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lousã, e Elsa Marçal, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, estarão presentes no evento.
O ciclo “Reconstruir e Reencantar Territórios”, que envolve um total de 140 estudantes de diferentes cursos e laboratórios da Universidade Europeia, assenta na metodologia de Challenge-Based Learning, que incentiva os alunos a propor soluções inovadoras, sustentáveis e aplicáveis para os desafios reais do setor. Sob o tema “Como podemos transformar tragédias ambientais em oportunidades de regeneração sustentável?”, o ciclo inclui ainda conferências, workshops e aulas abertas. Os projetos finais dos estudantes serão apresentados perante um júri constituído por representantes do Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal e APECATE.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
.png)