Líderes da mobilidade e do turismo discutiram o futuro do setor no Centro de Portugal

Líderes da mobilidade e do turismo discutiram o futuro do setor no Centro de Portugal

24/10/2025 0 Por Carlos Joaquim
VI Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos juntou duas dezenas de especialistas em Torres Vedras.
O Centro de Portugal acolheu hoje, em Torres Vedras, a VI Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, que teve como tema central “Locação – Resposta para a Nova Mobilidade”. O encontro juntou os principais protagonistas dos setores da mobilidade, do turismo e da economia, num debate sobre os desafios tecnológicos, ambientais e regulatórios que o país enfrenta.
Na sessão de abertura, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, assinalou que vivemos “um tempo em que a forma como nos movemos está a mudar radicalmente, com reflexos diretos na forma como viajamos, trabalhamos e fazemos turismo. A locação é hoje um ativo da mobilidade sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica”.
O presidente da Turismo Centro de Portugal destacou ainda que “sem mobilidade, sem acessibilidades, não há turismo”, sublinhando que “a locação automóvel tem sido decisiva para permitir a milhares de visitantes explorarem o Centro de Portugal com liberdade e autonomia, em contacto direto com as nossas paisagens, vilas, gastronomia e gentes”. Rui Ventura frisou também que o Centro de Portugal é a única região sem aeroporto, pelo que é fundamental “canalizar para o Centro parte dos fluxos turísticos que chegam a Lisboa e ao Porto. A ARAC é um parceiro essencial nesta missão, ao facilitar o acesso ao território, acelerar a renovação das frotas e responder à procura de viajantes atentos à sua pegada ambiental”.
Outras intervenções da sessão de abertura
Duarte Nobre Guedes, presidente do Conselho Diretor da ARAC, abriu o encontro sublinhando que a locação “é uma forma de mobilidade que garante liberdade e sustentabilidade” e defendeu “a necessidade de proteger o setor perante novos desafios regulatórios europeus e de continuar o diálogo com as instituições nacionais e europeias”.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, deu as boas-vindas à cidade e destacou “os investimentos estruturantes na mobilidade sustentável do concelho”, como a instalação de postos de carregamento elétrico e a nova ligação da A8 à zona empresarial e ao litoral, “fundamental para atrair investimento e turismo”.

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, considerou que “se o turismo é o motor da economia, a mobilidade é o combustível que o faz avançar” e apelou ao “consenso político e estabilidade governativa” para que dossiês como o novo aeroporto e a ferrovia avancem “em benefício do país”.
Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, elogiou a “maturidade e resiliência do turismo português”, destacando que “a mobilidade é um dos princípios-base para o crescimento do setor” e defendendo “um novo modelo de gestão sustentável, que consolide mercados maduros e abra novas fronteiras”.
A ARAC volta ao Centro de Portugal em 2026
Ainda na sessão de abertura, foi anunciado que a VII Convenção Nacional da ARAC regressará ao Centro de Portugal, desta vez a Óbidos, “reforçando a relação estratégica entre a associação, a Turismo Centro de Portugal e os territórios que apostam numa mobilidade sustentável e inovadora”. Esta será já a quarta edição consecutiva, depois de Alcobaça (2023), Óbidos (2024) e, hoje, Torres Vedras.
Um dia de debate sobre o futuro da mobilidade
Ao longo do dia, a VI Convenção da ARAC, que decorreu no Hotel Dolce Campo Real, reuniu especialistas, gestores e decisores públicos em torno de cinco grandes painéis de debate, que abordaram as ligações entre economia, turismo e mobilidade sustentável; o papel da locação automóvel na transição energética; as novas tendências tecnológicas e comportamentais; e a importância crescente do cliente e da sustentabilidade nas estratégias das empresas.
Os oradores foram Carlos Abade (Turismo de Portugal), Ricardo Tomé (Media Capital), Andreia Ramos (ANA Aeroportos), Isabel Martinez (Europcar), Pedro Lazarino (Stellantis Portugal), Carlos Barbosa (ACP), Luís Mira Amaral (ex-Ministro da Indústria), António Trindade (Grupo PortoBay), Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte de Portugal), Pedro Costa Ferreira (APAVT), Pedro Ribeiro e Silva (Professor de Direito), Rita Marques (ex-secretária de Estado do Turismo), Karen Strougo (ANA Aeroportos), Pedro Clemente (ANSR), Ricardo Oliveira (World Shopper) e Carlos Caiado (Sixt).
A sessão de encerramento contou com Joaquim Robalo de Almeida (ARAC), Carlos Abade (Turismo de Portugal) e Cristina Dias (Secretária de Estado da Mobilidade).
*Cátia Aldeagas
Diretora do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação