Universidade de Coimbra organiza exercícios de capacitação na resposta a ocorrências naturais e industriais

Universidade de Coimbra organiza exercícios de capacitação na resposta a ocorrências naturais e industriais

27/01/2023 0 Por Carlos Joaquim
A Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) está a coorganizar um conjunto de atividades no âmbito da proteção civil com vista à capacitação na definição de estratégias de resposta a ocorrências naturais e industriais, usando a ferramenta de apoio à decisão desenvolvida no âmbito do projeto Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment (VESPRA).

O evento, que decorre nos dias 30 e 31 de janeiro, na área transfronteiriça entre Cilleros, Espanha, e Monfortinho, Portugal, é coorganizado pela ADAI, Universidade de Aveiro, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIM-BB), Junta de Extremadura (Espanha), Instituto Politécnico da Catalunha e a empresa espanhola Meteogrid, coordenadora do projeto.
Estes dois dias de exercícios envolvem a recriação de uma ocorrência de incêndio rural transfronteiriço, que provoca um acidente industrial. Utilizando a plataforma VESPRA no apoio à decisão, os participantes dos dois países serão convidados a definirem uma estratégia conjunta de resposta a esta hipotética ocorrência internacional.
Esta plataforma foi desenvolvida para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos expostos a diferentes perigos, tais como incêndios rurais, acidentes industriais, incluindo acidentes nucleares, e episódios de meteorologia extrema. A ferramenta pode servir de apoio à decisão, tanto na fase de planeamento, como na fase de resposta a este tipo de ocorrências.
O projeto VESPRA tem como objetivo melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em emergências, podendo ser utilizado em qualquer região. No entanto, tem como área de estudo a região transfronteiriça entre Extremadura espanhola e a CIM-BB.
Este projeto tem o apoio da Comissão Europeia, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (Portugal) e da Proteção Civil do Ministério do Interior (Espanha).
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia