TORRES VEDRAS CONQUISTA 2º LUGAR EM PRÉMIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE

TORRES VEDRAS CONQUISTA 2º LUGAR EM PRÉMIO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE

07/03/2020 0 Por Carlos Joaquim
Torres Vedras conquistou o segundo lugar da categoria “Best of Communities & Culture” dos prémios para os destinos mais sustentáveis do mundo, entregues pela Green Destinations. O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal foi o caso de boas práticas apresentado pelo Município de Torres Vedras, conquistando o reconhecimento internacional.
As distinções foram reveladas online esta quarta-feira, uma vez que a entrega dos prémios, que deveria decorrer no âmbito da ITB Berlin, foi adiada. A cerimónia irá decorrer em outubro durante a conferência anual da Green Destinations, na Turquia.
Os destinos distinguidos apresentam boas práticas de envolvimento das comunidades locais no turismo, assim como boas práticas que visam evitar a massificação do turismo. Os 100 destinos mais sustentáveis do mundo candidataram 50 exemplos de boas práticas em sete categorias distintas, sendo avaliados por um júri composto por representantes de 12 organizações internacionais.
Desta forma, a Green Destinations pretende promover e partilhar os esforços de países, municípios e áreas protegidas em torno do turismo sustentável e da sustentabilidade.
O Projeto de Valorização do Castro do Zambujal, inaugurado a 1 de dezembro de 2018, contemplou empreitadas de conservação e restauro, paisagismo e museografia digital para aquele sítio arqueológico, onde se desenvolveu um povoado fortificado pré-histórico do período Calcolítico.