Programa Nacional de Vacinação

01/12/2018 0 Por Carlos Joaquim
Cerca de 750 mil raparigas vacinadas contra o vírus do HPV.
HPV_PR
Nos últimos dez anos, cerca de 750 mil jovens raparigas vacinaram-se contra o vírus do papiloma humano (HPV) em Portugal, o que corresponde a 86% da população elegível para a vacina, tornando o país num «exemplo internacional».
Estes dados foram divulgados esta segunda-feira, dia 5 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde, no decorrer da cerimónia que assinalou o 10.º aniversário da inclusão da vacina contra o vírus do HPV no Plano Nacional de Vacinação, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Nesta iniciativa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, destacou os elevados níveis de vacinação atingidos, que «colocam Portugal na vanguarda mundial de prevenção primária do HPV».
Segundo dados oficiais, 750 mil jovens mulheres estão totalmente vacinadas contra o HPV, o que representa 86% da população-alvo para a vacina. A Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, frisou que este indicador «está muito acima» da meta traçada pela Organização Mundial da Saúde.
Cerca de 90% dos cancros do colo do útero podem ser prevenidos pela vacinação, mas a doença é ainda uma das principais causas de morte entre jovens mulheres, sendo o segundo tipo de cancro mais comum em mulheres entre os 15 e os 44 anos.
Fonte: Lusa