Marinha Grande | SÃO PEDRO DE MOEL ACOLHE CICLO DE EXPOSIÇÕES ATÉ 06 DE SETEMBRO

Marinha Grande | SÃO PEDRO DE MOEL ACOLHE CICLO DE EXPOSIÇÕES ATÉ 06 DE SETEMBRO

23/07/2026 0 Por Carlos Joaquim
O Edifício Cosmos Azul & Mar, em São Pedro de Moel, volta a receber um ciclo de exposições, até 06 de setembro de 2026, promovendo a criação artística contemporânea e a ligação afetiva ao território, numa organização do Município da Marinha Grande e com entrada gratuita.
As exposições patentes são:
18 de julho a 02 de agosto 
Do Azul e Outras Verdades | por Ligia Becker
Sala Azul | Piso 0
Nesta exposição, o azul afirma-se não apenas como uma cor, mas como um lugar. Um ponto de partida, um estado de pausa, profundidade e escuta, a partir do qual a experiência se observa e se atravessa. Entre a serenidade e a vibração, entre o silêncio e a irrupção, o azul oferece um espaço de pausa e respiração. A partir dele emergem outras verdades: cores que transbordam memória, corpo, energia e tensão. Num contínuo diálogo entre contenção e expansão, revela-se um universo de camadas, transformações e sentidos em permanente construção.
Higia – Harmonia E Equilíbrio | por João Barroso
Sala Mar | Piso 1
Um conjunto de pinturas que exploram a relação entre arte, natureza e cura. Inspirada na deusa grega da saúde, o artista celebra a natureza como fonte de equilíbrio e regeneração, através de um universo visual íntimo e ritualístico, culminando na obra Eu e tu ou Nós, onde utiliza tintura de hipericão e o seu próprio sangue para criar uma matéria pictórica que funde corpo, tratamento e arte, convertendo o processo de cura numa experiência artística e espiritual.
 
18 de julho a 06 de setembro
Natureza na Arte | por Paulo Batista
Sala AVL | Receção
Inspirada na riqueza natural de Portugal, a mostra artística transforma elementos como a madeira da videira e da oliveira, sementes e pigmentos naturais em peças únicas. Através de candeeiros, esculturas e quadros, o artesão valoriza a beleza, a força e a vitalidade da natureza, criando obras que refletem uma profunda ligação ao território, às suas matérias-primas e a um processo criativo assente na autenticidade e no respeito pelos elementos naturais.
Retrospetiva | por António Pedro Rosa
Sala Cosmos | Piso 1
Composta por obras realizadas ao longo de mais de três décadas, “Retrospetiva” revela a evolução de um percurso artístico marcado pela experimentação de técnicas, materiais e linguagens visuais. Do desenho a tinta-da-china às composições com pedra e fragmentos de vidro pintado, a exposição evidencia uma prática sustentada pela curiosidade criativa e pela constante procura de novas formas de expressão. As peças apresentadas sintetizam os momentos mais significativos deste percurso, oferecendo um olhar sobre as transformações e permanências que definem a sua identidade e vida artística.
Horário do Edifício Cosmos Azul & Mar
De quarta-feira a domingo . 15h00 – 20h00 e 21h30 – 23h30
*Gabinete de Comunicação e Imagem