Evento com música, gastronomia e actividades culturais. PRIMEIRO PROGRAMA “RAIVA EM FESTA” CONTABILIZOU SUCESSO NO MONTE DE S. DOMINGOS

Evento com música, gastronomia e actividades culturais. PRIMEIRO PROGRAMA “RAIVA EM FESTA” CONTABILIZOU SUCESSO NO MONTE DE S. DOMINGOS

15/06/2026 0 Por Carlos Joaquim
ANDRÉ VALENTE E MARISA VIEIRA VENCERAM PRIMEIRA EDIÇÃO DA RAMPA
Depois da desagregação da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, o cartaz anual do “Couto Mineiro em Festa” deu agora lugar ao certame do “Raiva em Festa”, uma iniciativa cultural promovida pela Junta de Freguesia da Raiva que teve lugar no passado fim de semana, e realizado com sucesso em parceria com a Câmara Municipal de Castelo de Paiva,

A exemplo de anos anteriores, o evento foi desenvolvido junto ao Santuário de S. Domingos da Serra, na Raiva, e apresentou nesta primeira edição, uma jornada festiva que contemplou um programa diversificado, com demonstrações de artesanato, gastronomia e vinhos, doçaria tradicional, actividades culturais e recreativas, associativismo e muita animação musical.

O programa desta primeira edição contemplou dois dias de actividades, arrancando na tarde de Sábado, com a abertura oficial e a actuação do Côro dos Mineiros do Pejão, seguindo se o périplo pelos expositores presentes para entrega dos Diplomas de Participação, e uma arruada pelo recinto do Grupo “ Postas de Bacalhau “, com a noite a ser preenchida com o concerto do Agrupamento Musical “ Novo Show “ REMEMBER “, às 22 horas, protagonizando um animado arraial popular.

No Domingo, apesar da aparição da chuva, o programa começou bem cedo com uma Caminhada Solidária subordinada ao tema “Move-te connosco pela vida, contra o cancro “, seguida da primeira edição da prova de atletismo “Rampa de S. Domingos”, aberta a atletas juniores, séniores e veteranos., com início desde a sede da Junta de Freguesia, com André Valente, do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva a assegurar o triunfo, com a marca 8m46s, enquanto no sector feminino foi Marisa Vieira, do Saca Trilhos de Anadia, a vencer, com o crono de 12m35seg.

Durante a tarde, o certame contou com insufláveis, balões e pinturas Faciais para os mais novos, com destaque para a actuação do Rancho Infantil do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e ainda a registar a participação do Grupo de Concertinas “Os Amigos do Douro “, que animaram o recinto até ao final da tarde.

Na cerimónia de abertura do certame, registaram-se as intervenções do presidente da Assembleia de Freguesia, José Gonçalves, do presidente da Assembleia Municipal, Victor Moreira, e do novo presidente da Junta de Freguesia, Rui Correia, que fez questão de destacar que, o grande objectivo deste novo evento, continua a estar orientado para a demonstração daquilo que esta freguesia do concelho tem de melhor, ao nível cultural e associativo, bem como potenciar momentos de grande alegria e confraternização, num local emblemático do município, que costuma atrair muitos visitantes.

O autarca da freguesia da Raiva acredita que, a iniciativa tem potencial para avançar e consolidar, traduzindo-se num grande sucesso, voltando a evidenciar a importância da realização deste certame para projectar este território paivense junto ao Douro, bem como os espaços do associativismo, da gastronomia e vinhos, do fumeiro regional e da doçaria tradicional.

Lembrando o sucesso da anterior organização, abrangendo todo o Couto Mineiro, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso, enalteceu a vontade da Junta de Freguesia da Raiva dar continuidade a este evento, elogiou a organização do certame e participação dos expositores, rotulados como a alma do evento.

Na sua intervenção, o edil Ricardo Cardoso considerou que, são estas iniciativas que criam dinâmicas e potenciam oportunidades de negócio, evidenciando o gosto de ver representadas neste evento as principais forças vivas desta freguesia, a mostrar as dinâmicas e potencialidades locais, a vitalidade das associações, colectividades e comissões de festas que continuam a realizar um trabalho meritório, sublinhando a importância de retomar iniciativas e tradições, que potenciam a confraternização popular, a recordação de bons momentos e a vivência de boas experiências.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa