Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE “ROTA DAS CARVOEIRAS” DÁ VIDA À MEMÓRIA
Durante o trajeto, será possível conhecer de perto a realidade das carvoeiras, mulheres de força e resiliência que, com o trabalho duro e constante, transformavam a lenha do Pinhal do Rei em carvão, sustentando as suas famílias e contribuindo para o desenvolvimento económico e cultural local. Um dos pontos altos será a visita a um forno de carvão ainda em funcionamento, onde o público poderá assistir a uma explicação sobre as técnicas tradicionais, orientada por Pedro Paulo, da Sociedade Desportiva e Recreativa do Pilado e Escoura.
A caminhada contará ainda com a interpretação da Prof.ª Paula Lemos, autora da obra “Vidas de Carvão – As Carvoeiras do Pinhal do Rei”, que revisita o quotidiano destas mulheres e propõe caminhos de valorização desta prática única no distrito de Leiria.
Integrada também nas comemorações do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a iniciativa terá como símbolo o laço azul, reforçando o compromisso coletivo com a proteção das crianças e a construção de um futuro mais seguro e humano.


