Município de Reguengos de Monsaraz vai entregar ecopontos domésticos em todos os domicílios do concelho

Município de Reguengos de Monsaraz vai entregar ecopontos domésticos em todos os domicílios do concelho

16/04/2024 0 Por Carlos Joaquim
O Município de Reguengos de Monsaraz vai iniciar hoje, dia 16 de abril, uma campanha sobre reciclagem doméstica, intitulada “Quem ama, cuida. Quem cuida recicla”. A campanha, no valor de 39 mil euros, visa a entrega porta-a-porta de cinco mil ecopontos domésticos, tem o apoio da Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos e é cofinanciada em 55 por cento pela Sociedade Ponto Verde.
Os ecopontos domésticos vão ser distribuídos em todos os domicílios das localidades do concelho, juntamente com um folheto informativo e um íman sobre reciclagem. A entrega dos equipamentos vai decorrer de 16 de abril a 6 de julho, de segunda a sexta-feira das 17h30 às 20h e aos sábados entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.

Em simultâneo com a entrega dos ecopontos nos domicílios, realiza-se uma campanha de informação e sensibilização nas rádios locais do concelho, no site e nas páginas das redes sociais da autarquia. A campanha é baseada numa abordagem emocional e identitária, usando elementos da memória afetiva e da identidade local para incentivar a prática da reciclagem pelos munícipes.

A ligação emocional evoca memórias e sentimentos ligados à história, a lugares familiares e a experiências partilhadas, procurando despertar afetos, pertença à localidade e orgulho pela comunidade. “Em Reguengos vale a pena reciclar? Se este é o local das suas memórias, da sua história, da calçada da escola e do café da praça. Se aqui passou verões, juntou amigos e viveu amores. Se é aqui que fica a casa do primo, o portão do vizinho, a escola dos miúdos e a mercearia do lado. Se aqui foi a banhos, partilhou sandes, percorreu ruas e bares. Se este é o sítio onde nunca se perde, onde sabe o nome das ruas, dos montes, dos parques e sítios. Se este é o local mais belo que conhece por mais belos locais que conheça. Então sim, por Reguengos, vale mesmo a pena reciclar”.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem