Este sábado, 11 de março, no Museu da Pedra. Pink Wine Fest põe vinhos tranquilos e espumantes rosados à prova em Cantanhede

Este sábado, 11 de março, no Museu da Pedra. Pink Wine Fest põe vinhos tranquilos e espumantes rosados à prova em Cantanhede

09/03/2023 0 Por Carlos Joaquim

Grande evento da agenda regional deste fim de semana é sem dúvida a Pink Wine Fest – Mostra de Rosés da Região Centro, que no sábado vai trazer ao Museu da Pedra do Município de Cantanhede 20 produtores da Bairrada e de outros municípios que integram o território da CIM – Região de Coimbra.

A abertura é às 15 horas, com entrada livre, sendo oferecido aos visitantes um copo para poderem apreciar os espumantes e vinhos tranquilos rosados que as empresas participantes vão mostrar nos expositores distribuídos pelos diferentes espaços da unidade museológica dedicada à Pedra de Ançã e à extração de calcário nessa zona do concelho de Cantanhede.

Além da apresentação e degustação dos rosés, os visitantes vão poder saborear alguns sabores regionais em locais propícios para o efeito e assistir a uma prova comentada pela jornalista e crítica de vinhos Valéria Zeferino. O programa inclui ainda animação em alguns momentos com a atuação do Quarteto de Saxofones, grupo de música de câmara constituído por instrumentistas da Banda Marialva de Cantanhede.

Organizada no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a Pink Wine Fest pretende dar resposta a uma lacuna existente a nível regional e nacional no que respeita à promoção dos vinhos rosados, contribuindo para a sua valorização enquanto produto vínico com apreciável valor acrescentado e cuja procura tem registado um aumento significativo que configura já uma tendência do mercado.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, “do ponto de vista da autarquia o objetivo é tirar partido dos valiosíssimos ativos que o concelho detém no setor vitivinícola e agora também na crescente oferta enoturística para tornar a cidade um palco de promoção dos vinhos com um certame que queremos que faça parte da agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo”.

Na apresentação da iniciativa, a autarca esteve acompanhada por Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Pedro machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Pedro Soares, Presidente da Comissão Vinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

Na ocasião, Helena Teodósio afirmou que “impor e consolidar uma marca ou evidenciar um segmento de mercado, como neste caso do Pink Wine Fest, tem de passar por ações que contribuam para acentuar da sua notoriedade, atraindo novos públicos e alargando mercados. É isso que vamos fazer com prestigiados agentes do setor”, disse a líder do executivo camarário cantanhedense.