ABEIRAR: A TRADIÇÃO DO CHÁ NA COVILHÃ

ABEIRAR: A TRADIÇÃO DO CHÁ NA COVILHÃ

19/11/2022 0 Por Carlos Joaquim

No próximo dia 26 de novembro, a Biblioteca Municipal recebe o projeto “aBEIRAr”, que se desenvolve em torno da tradição do chá na Covilhã.

De facto, a Covilhã, cidade ancestralmente laneira, está ligada ao chá e à sua degustação desde o século XVII. Como afirma a investigadora Dra. Elisa Pinheiro num artigo de opinião “sabe-se que em meados do séc. XX, só na Covilhã consumir-se-ia mais chá do que em toda a província do Alentejo”. Se este comportamento de beber chá entre os covilhanenses se inicia pela forte influência inglesa daqueles que vieram a modernizar a indústria dos lanifícios, depressa se tornou um hábito nos milhares de operários que aqui laboravam. Ainda hoje na Covilhã é hábito as famílias beberem chá ao meio da tarde.
Sob o lema “Do alto da Serra para o bule de chá: a ciência das mezinhas”, o evento será constituído por duas partes: de manhã será feita uma caminhada curta nas Penhas da Saúde, mais dedicada à tradição fabril de beber chá com pastel de molho. A tarde será passada na Biblioteca Municipal da Covilhã e terá dois eventos em paralelo: oficinas para os mais novos; mesa redonda com degustação de chás e debate acerca das plantas e respetivas infusões.
Como produto deste evento, pretende-se criar uma maleta de chás da Covilhã e um protótipo em que cada chá contará uma pequena história científica.