Ginástica Rítmica em destaque no fim de semana

Ginástica Rítmica em destaque no fim de semana

31/10/2022 0 Por Carlos Joaquim
O Pavilhão Mário Mexia recebeu este domingo o Campeonato Territorial de Conjuntos de Ginástica Rítmica, organizado pela Associação de Ginástica do Centro (AGDCentro). Perante uma bancada muito bem composta, dois clubes estiveram em prova, nomeadamente a Associação Cristã da Mocidade (ACM) e o Clube Norton de Matos (CNM).

O CNM conseguiu o 1º lugar no escalão de infantis em Movimentos Livres. A equipa campeã distrital foi constituída por Ana Júlia Nobre, Madalena Varela, Maria Benedita Ferreira, Maria Teresa Portugal, Marta Cardoso, e Matilde Oliveira. O ACM levou à prova as ginastas Infantis Clara Correia, Joana Furriel, Laura Nogueira, Maria Clara Ribeiro, Sofia Gameiro, e Zlata Smetana, tendo-se sagrado Vice-Campeãs Territoriais.

O Campeonato Territorial serviu de apuramento e preparação para o respectivo campeonato nacional, que se realizará a 19 e 20 de Novembro. Em paralelo, a prova contou ainda com preparação para o Guimagym Cup 2022, que ocorrerá no próximo fim de semana em Guimarães. Neste contexto, várias ginastas dos escalões Infantil, Juvenil 1ª Divisão, Júnior 1ª Divisão, Júnior Elite e Sénior Elite apresentaram os esquemas que irão utilizar naquela competição.

A atividade na disciplina passou ainda pela XVI Gala do Euskalgym, organizada pela Federacion Vasca de Gimnasia no passado sábado no Centro de Exposições de Bilbao, em Espanha. Esta competição reuniu a Elite da Ginástica Rítmica Mundial, incluindo ginastas com currículo olímpico e títulos mundiais. A ginasta do Centro Norton de Matos, Bruna Simões, participou como integrante do conjunto nacional sénior neste evento que contou com mais de 7000 espetadores. A seleção portuguesa competiu contra a seleção Euskadi, com o exercício misto de 3 fitas e 2 bolas e o exercício de 5 arcos. na qual obteve o primeiro lugar neste último.

A AGDCentro considera “que a evolução nos últimos anos da Ginástica Rítmica na nossa região tem sido extraordinária, mostrando o muito e excelente trabalho realizado pelos clubes, treinadores e ginastas, e fazendo antever mais resultados de elevado nível”.