VAGOS | “Formação + Próxima” para o setor turístico arranca em novembro

27/10/2022 0 Por Carlos Joaquim
Têm início, já em novembro, as primeiras formações no âmbito do projeto “Formação + Próxima” ligadas às áreas do marketing digital, vinhos da Bairrada e surf. 
A primeira formação tem início no dia 18 de novembro de 2022 e é sobre “Marketing digital: Como promover o seu negócio on-line?”, com o formador Hugo Teixeira FranciscoTem a duração de 12 horas, distribuídas por quatro dias, em formato presencial e online, em horário pós-laboral, das 18h30 às 21h30. Nos dias 18 e 25 de novembro, a formação é presencial, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, sendo os restantes dias, 22 e 24 de novembro, em formato on-line.
A segunda formação é dirigida à restauração, profissionais do serviço de vinhos e outros interessados na temática, com uma formação curta, de 3 horas, no dia 23 de novembro sobre “Vinhos tranquilos da Região da Bairrada – os Brancos, os Rosés e os Tintos”, com o formador Sommelier Paulo Vale, especialista em vinhos desta Região Demarcada da qual Vagos é parte integrante. Esta ação realiza-se na Casa-Museu de Santo António de Vagos entre as 15h30 e as 18h30.
A terceira formação é dirigida a todos os que pratiquem surf com uma formação de curta duração, de 8 horas, nos dias 2 e 3 de dezembro sobre Surf e Salvamento – Vagos, um destino seguro”, com os formadores Bruno Rocha e Fernando Cheganças. Esta ação realiza-se no Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos, no dia 2, entre as 18h00 e as 22h00 e no dia 3, na Praia da Vagueira, entre as 9h00 e as 13h00.
As inscrições nas ações podem ser feitas diretamente na Academia Digital do Turismo de Portugal em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/
ou no site da Câmara Municipal de Vagos em https://www.cm-vagos.pt/servicos/formacao-proxima . 
A escolha destas ações de formação e as que se seguirão tiveram como base um diagnóstico de necessidades de formação específica realizado através de um inquérito enviado, pela Câmara Municipal de Vagos, aos agentes económicos do território. A partir dos seus resultados, criou-se um plano de formação ajustado às respetivas necessidades formativas abrangendo diversas áreas, incluindo a turística.
O plano de formação previsto tem a duração de 2 anos e abrangerá áreas diretamente ligadas ao turismo como o reconhecimento do território para melhor o promover, línguas estrangeiras, gastronomia, gestão de alojamentos, animação turística, assim outras áreas ligadas à gestão de negócios, marketing, vitrinismo, empreendedorismo, etc.
Se é agente económico e quer capacitar os seus recursos numa área específica quer na área de turismo como em qualquer outra área, entre em contacto para turismo@cm-vagos.pt .
O projeto “Formação + próxima” do Turismo de Portugal, visa capacitar os colaboradores do setor do turismo, de forma gratuita, através de formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais em regime presencial e à distância.
O intuito desta formação passa, também, por acrescentar valor ao tecido empresarial da região através de um programa que seja mais próximo das pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios. Pretende-se, desta forma, profissionalizar o turismo do concelho e todos os serviços complementares a este setor, de forma a valorizar os nossos recursos endógenos e integrá-los numa rede de oferta turística abrangente e consolidada.