Aprovada terceira Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros de Proença-a-Nova

Aprovada terceira Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros de Proença-a-Nova

19/10/2022 0 Por Carlos Joaquim

O Executivo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova aprovou por unanimidade, em reunião de dia 17 de outubro, o apoio financeiro de €117.540,90 à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova para a constituição da terceira Equipa de Intervenção Permanente e a respetiva minuta de protocolo a estabelecer com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que comparticipará com igual valor. Este apoio permitirá o funcionamento desta equipa, composta por cinco elementos, nos próximos três anos, de janeiro de 2023 a dezembro de 2025, com a missão de “melhorar a eficiência da proteção civil e as condições de prevenção e socorro” no concelho.

Para João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “este investimento do Município é um esforço com duplo sentido: o primeiro e mais relevante resulta no reforço e capacitação do nosso corpo de bombeiros para garantirem de forma clara e contínua o socorro e a segurança dos nossos munícipes. A outra vertente prende-se com a aposta na profissionalização dos operacionais bombeiros e, por essa via, também o incremento de emprego e a afirmação da nossa Associação Humanitária”.

Esta Equipa de Intervenção Permanente, que se junta a outras duas que funcionam nos mesmos moldes – com o apoio financeiro partilhado entre Município e ANEPC – acaba precisamente, de acordo com o programa do XXI Governo Constitucional, por valorizar as associações e os corpos dos bombeiros voluntários “enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando”. Com esta medida, é ainda valorizada e reforçada a profissionalização dos operacionais, garantindo prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações e de defesa dos seus bens.