Liga Portuguesa Contra o Cancro apela aos portugueses para colaborarem como voluntários no peditório nacional

Liga Portuguesa Contra o Cancro apela aos portugueses para colaborarem como voluntários no peditório nacional

22/09/2022 0 Por Carlos Joaquim

[22 de Setembro, Coimbra] A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai voltar para a rua com o Peditório Nacional, principal fonte de financiamento da Instituição e importante elo na sua relação com a comunidade. A LPCC apela à inscrição de voluntários que deem um pouco do seu tempo para apoiar a realização desta iniciativa.  

A campanha de recrutamento conta, uma vez mais, com a participação de Cristiano Ronaldo como embaixador da iniciativa e é desenvolvida sobre o mote: “Faça parte desta equipa”.

O peditório nacional, que decorre entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, é o garante da sustentabilidade financeira das atividades que esta Instituição promove no âmbito dos seus 4 eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia.

A participação como voluntário no Peditório Nacional pode ser feita mediante a disponibilidade de cada um, na localidade onde lhe for mais prático, podendo ocorrer durante os cinco dias ou apenas num período de algumas horasO voluntário pode participar nesta iniciativa sozinho, em família ou com amigos ou colegas de trabalho.

As candidaturas devem ser realizadas através do site da Liga Portuguesa Contra o Cancro (em www.ligacontracancro.pt/peditorio) e os interessados serão contactados pelo respetivo Núcleo Regional da LPCC, que lhe prestará todas as informações e orientação.

Ao Núcleo Regional do Centro da LPCC, recorde-se, foi atribuído em 2021, pela Confederação Portuguesa de Voluntariado, o nível de Excelência do Selo de Qualidade em Gestão de Voluntariado Join4Change®, como reconhecimento pela qualidade na organização e gestão do seu voluntariado e o impacto deste na comunidade e nos doentes oncológicos. 

Sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro 

As doenças oncológicas continuam a registar uma alta incidência no nosso País (mais de 60.000 novos diagnósticos a cada ano), sendo uma das principais causas de morbilidade, incapacidade e mortalidade, com profundo impacto nos doentes, nas famílias e na sociedade.  A Liga Portuguesa Contra o Cancro, fundada em 1941, tem registado uma atividade constante, assinalável e próxima no apoio ao doente oncológico e cuidadores, na prevenção primária e secundária da doença oncológica e no apoio à formação e à investigação em cancro. Não recebendo subsídios ou subvenções estatais para o desenvolvimento das suas atividades, são os fundos provenientes do Peditório anual o garante da sustentabilidade financeira das atividades que desenvolve, nomeadamente as de apoio ao doente e cuidadores.

A LIGA em números (2021)

OS NOSSOS NÚMEROS FALAM POR SI

Em 2021 estes foram os principais números que resultaram do nosso apoio e da sua ajuda 

https://www.ligacontracancro.pt/a-liga-em-numeros/

  • 1.547.788€ disponibilizados para aquisição de medicamentos, próteses, transporte para consultas e tratamentos, e alimentação dos doentes mais carenciados.
    328.560€ atribuídos a 23 bolsas de investigação, a 5 centros de investigação e a 20 ações de apoio à formação em oncologia.
    353.062 mamografias efetuadas em 34 unidades móveis e 6 fixas.
    19.892 voluntários ligados a esta causa.
    4.232 doentes acompanhados em centros de dia e 178 doentes recebidos em lares da liga.
    12.287 consultas e 1.705 doentes acompanhados no âmbito do programa de consulta de psico-oncologia.
    5.233 chamadas recebidas e emails respondidos através da Linha Cancro e Linha Pulmão.
    753 ações realizadas, envolvendo 359.036 alunos do ensino básico e secundário e público em geral, para consciencialização e sensibilização.
    1.053 processos de apoio jurídico resolvidos por uma equipa de 22 juristas.
    30 ações realizadas no âmbito do ensino e educação para profissionais de saúde, envolvendo um total de 1920 profissionais.
    19
    • campanhas de prevenção, 26 conferências.