CONCERTO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – 7/SET , 21 H – Jardim da Torre de Belém, Lisboa

CONCERTO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – 7/SET , 21 H – Jardim da Torre de Belém, Lisboa

02/09/2022 0 Por Carlos Joaquim
Por ocasião do Bicentenário da Independência do Brasil, celebração da Data Nacional do Brasil, a Embaixada do Brasil em Lisboa tem a honra de encaminhar convite para a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, no próximo dia 7 de Setembro de 2022, data exata do Bicentenário, pelas 21 horas, no Jardim da Torre de Belém.
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é uma das principais orquestras em atividade no Brasil, com crescente reconhecimento da crítica internacional. Em 2019, seu CD com obras de José Antônio de Almeida Prado para piano e orquestra foi indicado ao Grammy na categoria de melhor álbum clássico.
A digressão da orquestra inclui ainda concertos nos dias 6 (Casa da Música, Porto), 8 (Centro Cultural de Belém, Lisboa) e 9 de setembro (Convento de São Francisco, Coimbra). Os concertos nas três salas terão obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Joly Braga Santos, com a participação do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman como solista. O concerto do dia 7 contemplará uma seleção de obras sinfônicas brasileiras e portuguesas e será aberto ao público.
Ainda durante a turnê, será apresentado o CD gravado pela orquestra com obras de D. Pedro I do Brasil, D. Pedro IV de Portugal, também como parte das comemorações da efeméride. O CD terá lançamento internacional pelo selo Naxos no dia 9 de setembro.
O evento é realizado em parceria entre o Instituto Cultural Filarmônica, a Embaixada do Brasil e a Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC e será transmitido pela RTP 2 e pela RTP Play.
Agradecemos a possível divulgação dos concertos da orquestra, com destaque para o evento comemorativo no dia 7 de Setembro, no jardim da Torre de Belém, que será de acesso público, gratuito.