FÔLEGO: T5 CONCERTOS NA VIZINHANÇA

FÔLEGO: T5 CONCERTOS NA VIZINHANÇA

31/08/2022 0 Por Carlos Joaquim

Concerto de Paloma Del Pillar e Combo de Abril, 17 de setembro às 16H no Miradouro de Álvaro (Oleiros)

Paloma Del Pillar atua com o Combo de Abril e Pedro Bargão (cavaquinho) no Miradouro de Álvaroem Oleiros17 de setembro às 16H00, a convite do ciclo “T5 Concertos na Vizinhança”, do projeto FÔLEGO.

O “T5 – CONCERTOS NA VIZINHANÇA” do FÔLEGO desafia os artistas locais a atuar nos concelhos vizinhos.

Paloma del Pillar é cantora, compositora e atriz. É também dobradora profissional de animação e imagem, tendo já feito dobragens para a Disney e Canal Panda. Toca guitarra, cavaquinho, ukulele e piano.

Neste concerto único inserido no programa T5, do projeto FOLEGO, a cantora atuará com o Combo de Abril – conjunto de 7 amigos (voz, guitarra, cavaquinho, violino, baixo e percussão) que procura eternizar os cantores e canções de abril honrando um registo tradicional, com a participação de Pedro Bargão (cavaquinho).

Paloma Del Pillar fecha assim, em Oleiros, o ciclo “T5-CONCERTOS NA VIZINHANÇA” no território, depois de uma série de concertos que juntou centenas de espectadores em momentos especiais nos concelhos de Mação, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO – programa de intervenção artística movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – arranca no Centro de Portugal.

O nome FÔLEGO surge da associação do território ao fogo – mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei – atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes – não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)

VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)

Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz.

PLANTA PARTY” (música, comunidade)

Série de festas nas praias fluviais que levarão à reflorestação de áreas ardidas.

Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores

MIGRANTES CLIMÁTICOS”

Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando

WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso