CHUC realiza procedimento pioneiro

CHUC realiza procedimento pioneiro

11/08/2022 0 Por Carlos Joaquim

Serviço de Cardiologia realiza angioplastia coronária de alto risco.

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, no dia 27 de julho, uma angioplastia coronária de alto risco sob suporte com o dispositivo iVac 2L, um procedimento pioneiro a nível nacional.

Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia, refere que «as angioplastias são consideradas de alto risco quando envolvem elevada complexidade das lesões coronárias, má função cardíaca e instabilidade clínica. Nessas situações, as intervenções coronárias deverão ser realizadas com apoio de um dispositivo que permita dar suporte ao ventrículo esquerdo caso o coração entre em falência durante o procedimento.»

O dispositivo iVac 2L é um cateter de lúmen simples que permite a circulação do fluxo sanguíneo de modo bidirecional e conta com uma válvula mecânica que abre e fecha para direcionar o fluxo. Lino Gonçalves explica que este dispositivo de assistência ventricular mecânica «funciona de forma pulsátil e síncrona com os batimentos cardíacos, aspirando sangue do ventrículo esquerdo na sístole e ejetando-o para a aorta na diástole, aumentando, assim, o débito cardíaco. Este sistema permitiu realizar a intervenção coronária de forma mais segura e com sucesso».

Para saber mais, consulte:

CHUC – https://www.chuc.min-saude.pt/