Navio com mais de 4 mil pessoas a bordo e 52 casos positivos no porto de Lisboa

Navio com mais de 4 mil pessoas a bordo e 52 casos positivos no porto de Lisboa

01/01/2022 0 Por Carlos Joaquim

Um navio cruzeiro, de bandeira italiana, com mais de 4 mil pessoas a bordo está atracado no porto de Lisboa há dois dias, depois de 52 pessoas terem testado positivo à covid-19, confirmou o capitão do Porto de Lisboa.

De acordo com o comandante Vieira Branco, em declarações à Lusa, o navio cruzeiro chegou a Lisboa no dia 29 de dezembro, com 4.197 pessoas a bordo, entre 1.353 tripulantes e 2.844 passageiros, de várias nacionalidades, maioritariamente alemã.

A mesma fonte precisou que as autoridades sanitárias, após a realização dos devidos procedimentos, deram autorização aos passageiros e tripulantes não infetados, e que ainda permaneciam a bordo, para sair do navio cruzeiro.

Foi também dada autorização para a saída da embarcação do porto de Lisboa, mas o armador optou por permanecer até 02 de janeiro.

Segundo relatou à Lusa o capitão do Porto de Lisboa, no dia da chegada a Lisboa, e por imposição legal para saída do navio, todas as pessoas foram testadas e foram detetados 14 casos positivos entre a tripulação, “todos vacinados e assintomáticos”, que foram retirados para unidades hoteleiras da cidade.

Posteriormente, explicou o comandante Vieira Branco, já no dia 30 de dezembro, foram detetados mais 38 casos, elevando para um total de 52 tripulantes infetados com covid-19, sendo que todas estas pessoas estão vacinadas e estão assintomáticas ou manifestam sintomas ligeiros da doença.

O capitão do porto de Lisboa e comandante local da Polícia Marítima de Lisboa adiantou que o plano do navio seria deixar Lisboa no dia 30 de dezembro com destino ao Funchal, na ilha da Madeira, o que acabou inviabilizado pelas autoridades nacionais de saúde.

De acordo com o comandante Vieira Branco, a autoridade de saúde determinou também que estavam proibidas as saídas do navio de tripulantes e passageiros e durante a noite de dia 30 foi feita uma avaliação da situação a bordo.

Madremedia/Lusa

Imagem: DN