MUNDO | Europa com aumento de casos de Covid-19

MUNDO | Europa com aumento de casos de Covid-19

21/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

A Europa foi a única região do mundo a registar um aumento de casos de Covid-19 na semana passada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o aumento foi de 7%.

Reino Unido, Turquia e Rússia são responsáveis pela maioria dos casos. Países da Europa de Leste, como a Ucrânia, Letónia, Roménia e Bulgária têm registado grandes aumentos de novas infeções e número de mortes, justificados, em parte, com a fraca vacinação.

Na Polónia, o Governo advertiu que o país enfrenta uma explosão de casos do novo coronavírus e que pode ser necessário recorrer a ações drásticas depois de se registar mais de 5.000 novas infeções diárias, pela primeira vez desde maio.

No Reino Unido, insta-se à população que seja inoculada com as vacinas de reforço, enquanto surgem avisos de que os novos casos da doença poderão atingir os 100.000, por dia, este inverno.

“Não podemos ser complacentes quando a Covid-19 continua a ser uma ameaça tão potente”, diz o ministro britânico da Saúde. Sajid Javid afirma que o país está numa corrida “entre a vacina e o vírus. Embora se esteja à frente nessa corrida, a distância está a estreitar-se. Chegou-se tão longe, graças aos esforços de tantos, mas com o inverno pela frente, não se pode estragar tudo agora”.

Para já, o Executivo liderado por Boris Johnson tem resistido à reintrodução de restrições. O mesmo não acontece, por exemplo, na República Checa que reintroduziu, por exemplo, a obrigatoriedade de usar máscaras nos locais de trabalho.

Em Portugal, regista-se também o aumento de novas infeções. No boletim da Direção-Geral da Saúde, divulgado na quarta-feira, o país registou um aumento de 927 novos casos do novo coronavírus, o número mais elevado desde 18 de setembro.

Fonte: euronews