Jovens da Escola Secundária de Cinfães visitam Proença-a-Nova

Jovens da Escola Secundária de Cinfães visitam Proença-a-Nova

11/10/2021 0 Por Carlos Joaquim
Alunos da Escola Secundária de Cinfães, do curso de Turismo, estiveram nos dias 6, 7 e 8 de outubro em Proença-a-Nova para realizar um intercâmbio com os alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, do curso de Animação Sociocultural, com o objetivo de ficarem a conhecer um pouco do património do nosso concelho, no âmbito do programa da EDP ‘Partilha Energia’. Através de um roteiro definido pelos alunos locais, realizou-se um conjunto de atividades que divulgaram a região, as suas potencialidades, espaços e atividades.
Jorge Santos, professor da turma de Proença-a-Nova, afirma que “a escola foi desafiada a participar neste projeto, que é feito para escolas que se queiram inserir numa lógica de proporcionar um intercâmbio entre localidades que estejam próximas de bacias hídricas sob a gestão da empresa”. O agrupamento de escolas de Proença-a-Nova participa pela segunda vez, ainda que com a pandemia da Covid-19 a participação anterior tenha sido limitada de forma física. Jorge Santos aponta ainda para o esforço feito em 2020: “os alunos realizaram algumas atividades durante o ano passado de forma a conseguirem angariar verbas para suportar algumas das despesas. Nos dias 20, 21 e 22 vamos nós até Cinfães para retribuir a visita e concluir este intercâmbio. Acima de tudo espero que eles levem, mais do que as amizades, as boas vivências e o conhecimento do nosso território”.
Diana Rosmaninho, responsável da EDP que acompanha este intercâmbio, refere que “este programa foi desenhado e desenvolvido já há cinco edições, com alunos de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, com o intuito de desenvolver competências de empreendedorismo, comunicação e cidadania ativa nos participantes. Os intercâmbios são o culminar de todo o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano letivo, que preparam tudo para dar a conhecer a sua região aos seus colegas que os visitam. Toda esta preparação, desde transporte, alojamento, alimentação e atividades solidárias e de lazer são deixadas à responsabilidade dos alunos que, com uma pequena ajuda dos professores que os acompanham, organizam estes três dias de diversão e aprendizagem”.
Ao longo da experiência, os estudantes de ambas as turmas visitaram alguns dos pontos turísticos mais característicos do concelho, como a Torre de Vigia da Serra das Talhadas, a Praia Fluvial da Fróia e a Aldeia de Xisto da Figueira. Do ponto de vista gastronómico, provaram o maranho regional e a tigelada, que aprenderam a confecionar. A nível social, escreveram uma notícia para o Jornal de Proença, tendo sido ainda entregues bens alimentares aos bombeiros voluntários locais.