Nobel da Literatura para Abdulrazak Gurnah

Nobel da Literatura para Abdulrazak Gurnah

08/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

O Prémio Nobel da literarura vai este ano para Abdulrazak Gurnah, de 73 anos. O escritor natural de Zanzibar, arquipélago da Tanzânia, é conhecido por escrever sobre colonialismo e refugiados, estatuto de que ele próprio usufruiu para receber proteção britânica no final da década de 60.

O laureado deste ano está radicado no Reino Unido, escreve em inglês e entre os respetivos romances de maior sucesso estão “Paradise” (Paraíso”, em tradução direta), publicado em 1994″, e “By The Sea” (“Junto ao Mar”), de 2001, editado em Portugal dois anos depois pela Difel.

O último livro de Abdulrazak Gurnah intitula-se “Afterlives” (“Depois da vida”) e foi publicado em 2020.

Gurnah acabou de se reformar da função de professor de literatura inglesa pós-colonial na Universidade de Kent.

A lista de candidatos é elaborada ao longo do ano através de uma comissão de especialistas espalhada por todo o mundo, juntando professores, críticos, porta-vozes de organizações literárias e outras academias literárias.

Qualquer escritor, sem limites da idade, pode ser nomeado desde que cative os membros da comissão. A lista de nomeados começa geralmente com mais de 200 nomes, reduzida com recurso a ajuda de especialistas internacionais a cerca de 20 nomes e, finalmente, aos cinco finalistas.

Os membros da Academia Sueca e da comissão têm depois de ler tudo o que foi escrito pelos cinco finalistas, refletir sobre essas leituras, avaliar e explicar as conclusões sobre o autor de forma clara. Os responsáveis pela distinção elegem depois o laureado.

O eleito é habitualmente contactado por telefone logo após a decisão. O laureado deste ano foi apanhado na cozinha pela notícia de que tinha ganho o Nobel. Uma chamada efetuada pelo secretário permanente da Academia Sueca, Mats Malm, pouco antes do anúncio televisivo.

“Pensei que era uma partida”, admitiu Gurnah, em entrevista com a comissão científica do Prémio Nobel, cerca de 15 minutos após ter sido notificado do prémio.

Imagem digulgada pela organização do Prémio Nobel   –   Direitos de autor  © The Nobel Prize

O tanzaniano é o primeiro laureado que não é europeu nem americano desde 2012 e o quarta pessoa negra a receber a distinção.

Francisco Marques  & Euronews