Papa Francisco vai estar em Portugal de 1 a 6 de agosto de 2023

Papa Francisco vai estar em Portugal de 1 a 6 de agosto de 2023

04/10/2021 0 Por Carlos Joaquim

Para além de Lisboa, o Papa deve visitar Fátima durante a sua estadia, mas o programa pessoal de Francisco ainda não está definido.

O Papa Francisco vai estar em Portugal durante todo o tempo da JMJ, cujas datas foram anunciadas esta segunda-feira.

A Jornada Mundial da Juventude vai realizar-se entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, data escolhida pelo Vaticano, com base na agenda pessoal do Papa Francisco.

A presença do Papa é garantida nas JMJ, mas frequentemente os pontífices viajam apenas durante os últimos dias, para presidir à missa de encerramento destes encontros que reúnem centenas de milhares de jovens de todo o mundo.

Em Lisboa, em 2023, contudo, o Papa estará durante a semana toda, garante D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e coordenador da JMJ.

“O Papa Francisco, tal como o Papa Bento XVI e João Paulo II, responde sempre que o Sucessor de Pedro vai estar, sem nome específico. É para o nosso país um momento muito importante a presença do Papa durante uma semana. A presença dele será de 1 a 6 de agosto”, explica.

O Papa tem manifestado o desejo de, estando em Portugal, se deslocar a Fátima. Não sabemos ainda é se será no início, no meio ou no fim”, acrescenta D. Américo.

Juntamente com o bispo auxiliar de Lisboa esteve na Renascença Tiago Antunes, secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, que reafirmou o empenho do Governo em ajudar na organização logística do evento.

Para além de ajudar a assegurar questões como transportes e serviços de saúde, o Estado quer aproveitar a JMJ para requalificar toda a zona ribeirinha a norte do Parque das Nações.

“Vai ser uma grande festa, mas até lá vai ser uma grande empreitada. O Governo tem dado o seu apoio desde o início. Estamos muito empenhados em que tudo corra bem. Constituímos uma estrutura de missão que entra em funções a dia 11 de outubro e que acompanhará todo este trabalho de organização e do destino futuro deste local, que inclui a valorização ambiental da frente ribeirinha, a norte do Parque das Nações e toda uma extensão ribeirinha do conselho de Loures, onde atualmente há muitos contentores. Esta é uma oportunidade de reconverter essa zona. Estamos muito empenhados no evento e no pós-evento”, sublinha.

A Jornada Mundial da Juventude estava inicialmente marcada para 2022, mas acabou por ser adiada, por ordem do Papa Francisco, para 2023.

Filipe D´Avillez / RR