Investigadores do Campo Arqueológico regressam a Proença-a-Nova

Investigadores do Campo Arqueológico regressam a Proença-a-Nova

06/07/2021 0 Por Carlos Joaquim

Trabalhos decorrem até 31 de julho

Os investigadores do 10º Campo Arqueológico de Proença-a-Nova já se encontram no terreno retomando os trabalhos de investigação no concelho. Promovido pelo Município de Proença-a-Nova em parceria com a Associação de Estudo do Alto Tejo, a campanha deste ano, na qual participam 18 estudantes e 10 arqueólogos, está decorrer em três sítios arqueológicos: Campo 1: Bateria das Batarias (séculos XVIII e XIX) – 05-17 de julho; Campo 2: Capela Velha do Peral (séculos XV a XVII) – 12-24 de julho; Campo 3: Anta da Moita da Galinha – 19-31 de julho.
Para além dos campos arqueológicos, o CAPN tem previstas outras atividades lúdico-didáticas, como conferências, debates e visitas de estudo. Com o tema “Cerâmica Moderna e Contemporânea. Estética, formas e funcionalidades”, esta conferência terá lugar no dia 15 de julho, às 18h, na Casa das Associações e tem entrada livre. A 24 de julho decorre a atividade “Ser arqueólogo por um dia” aberta a todos os interessados em participar nas escavações e conhecer de perto o trabalho dos arqueólogos. Esta iniciativa gratuita tem inscrições limitadas a 5 pessoas por campo – Capela Velha do Peral e Anta da Moita da Galinha – através do telefone 939 127 478. No mesmo dia, às 18h00, no Parque Urbano será apresentado o livro “Proença-a-Nova. Arqueologia e Património”, com entrada livre.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova (CAPN) é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências, que teve início em 2012 como Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e que a partir de 2013 tomou um cariz internacional. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos.