Boletim InfoADASCA, Edição nº. 10, Junho de 2021

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 10, Junho de 2021

01/07/2021 0 Por Carlos Joaquim

Caros colegas dadores de sangue,

Dia 14 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o propósito de prestar homenagem pública aos dadores e ex-dadores de sangue.
Em Portugal esta data pouca atenção tem merecido da parte das entidades que deviam dar-lhe a dignidade que lhe é devida. Se nesta área estamos mal, pior acontece em relação aos dadores pela forma como são tratados no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pois estes começaram a ser vistos como um produto lucrativo/comercial.
A inversão de certos valores sociais e morais nesta área deixam-nos numa situação profundamente desconfortável. Quando nos é dado ouvir e ler frases como as que se seguem: “os dadores são dignos do nosso respeito”, “os dadores são merecedores de mais e melhor”, “os dadores são uns heróis”, “não podemos passar sem os dadores”, além de outras elaboradas conforme as circunstâncias e o ambiente propício e de natureza política envolvente.
Verdade seja dita e assumida, fico incomodado, porque na prática, no dia-a-dia não passam de frases sem substancia, esfumam-se, começam a fazer parte do passado.
Sejamos Unidos, Solidários uns para com os outros.
Joaquim Carlos
(Director do Boletim InfoADASCA)

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 10 de Junho de 2021

http://aveiro123.blogspot.com/2021/05/boletim-infoadasca-edicao-n-10-de-junho.html

Site da ADASCA onde pode ser lido o Boletim através deste link http://www.adasca.pt/node/1446