Ciclovia Covilhã-Fundão: contrato de financiamento já assinado com o governo

Ciclovia Covilhã-Fundão: contrato de financiamento já assinado com o governo

28/05/2021 0 Por Carlos Joaquim
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, participou ontem, dia 27 de maio, na cerimónia de assinatura do contrato de financiamento com o Governo para a construção da ciclovia que irá unir a Covilhã ao Fundão.
Este projeto intermunicipal conta com um investimento total de 980.693,58 euros, cofinanciado pelo Fundo Ambiental no valor de 490.346,79 euros, e vai permitir reforçar a estratégia de desenvolvimento da mobilidade sustentável na região.
A futura ciclovia vai ter uma extensão total aproximada de 13 km, ao longo da Estrada Nacional 18, que liga as duas cidades e através da qual é efetuado o acesso a dois importantes polos industriais. O troço da Ciclovia no concelho da Covilhã inicia-se no cruzamento do Hospital, interligando com os percursos cicláveis da cidade, presentemente em execução, e terminará no Souto Alto onde interligará com o troço do Fundão.
O Presidente do Município da Covilhã, congratulou-se com a assinatura deste contrato de financiamento com o Governo, tendo em conta a “importância de integrar um projeto nacional que aposta na proteção do meio ambiente, no incentivo à atividade física e na utilização de meios de transporte alternativos”. Vítor Pereira destaca a “conjugação de esforços que estreitam ainda mais os laços entre duas cidades e dois concelhos que já têm muitas afinidades e se complementam”. Para o autarca, “esta relação saudável contrasta com a situação que existia em tempos idos, com um certo virar de costas entre os dois concelhos. São estes os projetos decisivos para a união e cooperação crescente entre a Covilhã, o Fundão e outros municípios vizinhos, para reforçar o desenvolvimento sustentado de uma das zonas mais importantes do interior de Portugal: a Cova da Beira”.
A cerimónia “Portugal Ciclável”, que teve lugar em Odivelas, foi presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, e pelo secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro. No total, foram assinados nove contratos de financiamento para implementar ciclovias em vários pontos do país, com o apoio do Fundo Ambiental e no âmbito da estratégia do Governo de promoção da mobilidade suave. O Programa Portugal Ciclável 2030 prevê a construção de cerca de mil quilómetros de ciclovias e um financiamento de 300 milhões de euros, permitindo poupar até 50 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono.