Câmara Municipal de Aveiro: Feriado Municipal 2021 com Mensagem do Senhor Presidente da Câmara Municipal

Câmara Municipal de Aveiro: Feriado Municipal 2021 com Mensagem do Senhor Presidente da Câmara Municipal

12/05/2021 0 Por Carlos Joaquim

Exmos(as) Senhores(as)

A comemoração do Feriado Municipal de 2021, nesta quarta-feira dia 12 de maio, tem um sabor muito especial à Vida, pelo caminho que percorremos desde a última vez que nos encontrámos em sessão solene evocativa há exatamente dois anos.

Não nos encontramos nos Paços do Concelho, na Praça que sendo do Município evoca a República, porque as regras que temos de cumprir para continuarmos a fazer bem o Combate à Covid-19, nos determinam a opção por um espaço maior, e por isso aqui estamos no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

Quero agradecer ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Aveiro, a homenagem ao Nosso Município de Aveiro pela colocação de Bandeiras com o Brasão que hoje daqui honramos, recebendo essa energia da aposta em darmos uma vida nova àquele edifício onde queremos instalar os Serviços da Câmara Municipal de Aveiro, integrando um expressivo memorial à Escola e ao seu Patrono, e dando um edifício novo ao Ministério da Educação para termos uma Escola Secundária Homem Cristo como os seus Alunos, Professores e Pessoal Não Docente merecem, com todas as boas condições que a modernidade nos propicia e exige nos edifícios e nos seus espaços verdes, de recreio e de desporto.

A festa que fazemos hoje e neste mês de maio de 2021, comemora a Nossa História honrando o passado, exorta à mobilização de mais coragem e energias positivas no Presente, de forma a construirmos um Futuro Melhor a cada dia que vamos tendo o privilégio de receber.

Quero agradecer a Todos quantos inspiram, organizam e vivem esta Festa, colocando em primeiro lugar os Cidadãos Aveirenses e referenciando a Nossa Padroeira Santa Joana, na certeza que vamos continuar a trabalhar para sermos uma Terra mais Próspera, mais Solidária e propiciadora de mais Qualidade de Vida e Felicidade para Todos.

Na História, queremos mudar radicalmente o rumo do património que o Governo do País mantém num vergonhoso abandono, prosseguindo a Luta de darmos vida nova e útil aos terrenos da antiga Lota de Aveiro, do antigo Colégio Alberto Souto (que nos últimos meses foi alvo de um extenso vandalismo destruidor do interior dos edifícios), ao antigo Centro de Saúde Mental de São Bernardo, entre outros, que prosseguem o seu caminho de ruína e de lixo urbano em nome do egoísmo do Estado Central agarrado à sua incompetência. Continuamos a lutar para que sejam entregues à Câmara Municipal de Aveiro para neles realizarmos avultados investimentos e os colocarmos ao serviço das Pessoas.

No Presente, vamos continuar a trabalhar com toda a intensidade no cumprimento dos compromissos assumidos com os Aveirenses, com Educação e Cultura, com Obras e Eventos, com Apoio Social a quem verdadeiramente precisa, com parceria com os Agentes Económicos que apostam na recuperação das perdas da crise provocada pela Pandemia, e no seu crescimento futuro.

Vivemos em 2020 um ano híper-intenso, assinalando hoje, ao quinto mês do ano 2021, as performances alcançadas, das quais tenho de salientar as três mais relevantes.

A recuperação financeira da Câmara Municipal de Aveiro, que em 2013 tinha um rácio entre a dívida total e a receita corrente de 3,4 e que a 31 de dezembro de 2020 atingiu o valor de 1,4, uma fantástica recuperação em que a dívida total passou de 150 milhões de euros para 78,8 milhões de euros, instalando a prática de uma Câmara cumpridora com todos, pagando todas as contas bem antes de terminar o prazo contratual.

Em segundo lugar, o desenvolvimento de um conjunto vasto de investimentos, por todo o Município e de muitas tipologias, com projetos, concursos e obras que valem hoje cerca de 100 milhões de euros e estão mesmo a dar mais qualidade de vida a todos, agradecendo aos Aveirenses a boa gestão que nos têm ajudado a fazer dos incómodos provocados pelas obras, constatando-se cada vez mais as vantagens enormes dos investimentos que estamos a concretizar: felizes os incomodados por uma obra, é sinal que ela se está a realizar, a bem de todos.

Em terceiro lugar, o Combate à Pandemia da Covid-19, a perturbação grave que vivemos na vida de Todos e que veio retirar a vida a muitas pessoas para quem sempre elevamos a nossa Oração apresentando Pêsames aos seus Familiares e Amigos. Foi uma nova frente aberta em março de 2020, que tivemos de assumir com toda a determinação em especial nos momentos mais difíceis, e para a qual dirigimos de forma determinada todos os recursos necessários, ao nível institucional e político, financeiro e logístico, sempre em Parceria com instituições públicas e privadas, deixando aqui uma palavra especial para a Delegação de Saúde de Aveiro e o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Universidade de Aveiro, a Misericórdia e as IPSS do Município em especial as gestoras de Lares de Idosos, Empresas e Voluntários que prestaram relevantes Ajudas, entre outras entidades.

Na conta final deste último ano fica uma Câmara Municipal recuperada e competente em termos de organização, de finanças e de plena autonomia, com uma dimensão de investimentos concretizados e em curso, muito grande e importante para a vida das Pessoas, e um Combate à Pandemia ativo e atento com forte apoio à atividade social e económica.

Queridas Cidadãs e Caros Cidadãos

Na Vida da Nossa Terra ficam a cada dia os contributos dos Obreiros, dos que partilham energia positiva e trabalho, para que a Comunidade cresça de forma sustentável e segura.

É nesse grupo grande de Gente que encontramos a vida cheia de contributos relevantes na área da Ação Social do Lacerda Pais e da Isménia Franco, na área da Educação do Carlos Magalhães, nas Artes da Fatinha Ramos, no Ensino Superior e na Investigação da Susana Sargento, e na vida Empresarial e Autárquica do Nosso Saudoso Amigo Antero Santos que partiu sem nos avisar.

Agradecemos a Todos a partilha de vida e de energia, reconhecemos com a formalidade da Distinção Honorífica Municipal os seus contributos para a valorização do Município de Aveiro e da Vida de Muita Gente, numa caminhada que vamos continuar a fazer porque Estamos Juntos e queremos Mais e Melhor para a Nossa Terra.

O Lacerda Pais e a Isménia Franco são exemplos do serviço voluntário nas causas da Ação Social, tão importante todos os dias e radicalmente relevante em tempos de Pandemia, liderando duas das instituições mais fustigadas pela Pandemia, sempre com a alegria de servir e a responsabilidade ativa de ser Parceiro, sendo também o Lacerda Pais um dirigente associativo com responsabilidades a nível regional e nacional e a Isménia Franco uma ativista da nobre causa das honras a São Gonçalinho.

A cooperação da Câmara Municipal de Aveiro com as Associações da área Social bateu todos os records em 2020 e 2021, atingindo 800.000 euros em 2020 e mais de 900.000 em 2021, realçando a importância do seu contributo para a coesão social no Município de Aveiro, sabendo que estamos todos apostados em ter uma Rede Social mais forte para exercermos bem as novas competência que vamos receber em abril de 2022.

O Carlos Magalhães é um exemplo relevante de serviço público na capital área da Educação, atento, ativo e zeloso, numa vida cheia de contributos na valorização das Nossas Crianças e Jovens, liderando equipas de Profissionais de Educação que diariamente entregam a sua energia à Comunidade.

Num tempo em que a Câmara Municipal de Aveiro vive o seu primeiro ano de exercício das novas competências na área da Educação, com assinalável sucesso e investindo do seu orçamento um milhão de euros mais do que recebe o Ministério da Educação, por opção de investimento em fazer Mais e Melhor, reiteramos a nossa aposta prioritária na Educação, nas políticas imateriais e materiais, destacando nesta as operações que temos em desenvolvimento ao nível do Pré-Escolar e do 1º Ciclo: as três obras de Azurva, Quintã do Loureiro e Póvoa do Paço em Cacia, os seis concursos de obra de Nª Sra de Fátima, Eixo, Bonsucesso, Barrocas, Solposto e Areais em Santa Joana, e um projeto em Esgueira, num investimento total superior a 20 milhões de euros.

A Susana Sargento é um excelente exemplo da Academia ativa que Aveiro tem, da capacidade técnica e tecnológica de fazer e de inovar, agradecendo e estimulando a sua participação empenhada nos projetos que a Câmara Municipal de Aveiro e a Entidades Parceiras têm em desenvolvimento.

Quero neste âmbito fazer uma referência de realce e de distinção à Nossa Universidade de Aveiro e ao Instituto das Telecomunicações, parceiros ativos do projeto Aveiro STEAM City que temos em desenvolvimento com reconhecimento internacional importante como aconteceu recentemente pela Universidade Americana de Harvard, no âmbito do ação Municipal a que chamamos Aveiro Tech City, deixando também nota de registo e agradecimento aos nossos Parceiros, Altice Labs, Inovaria e CEDES.

A Fatinha Ramos aqui representada pelos seus Pais e muito presente neste nosso momento embora fisicamente a trabalhar hoje em Madrid, é uma referência Europeia e Mundial nas artes da ilustração entre outras formas de Cultura, exemplo expressivo da Aveirense do Mundo, do contributo de Aveiro para Mais Europa.

É também nesse âmbito que a Fatinha Ramos tem o papel de ser mais uma importante ponta-de-lança no processo da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 que temos em franco desenvolvimento.

A Cultura é uma aposta capital da Câmara Municipal de Aveiro e da rica Rede de Agentes Culturais que temos no Nosso Município, e o trabalho de desenvolvimento da oferta cultural, embora perturbado pela Pandemia vai sendo progressivamente retomado, como marca distintiva e promotora de uma Terra distinta e de uma sociedade mais inclusiva. Cultura, Ambiente, Tecnologia e Alma Aveirense, são os quatro pilares da Candidatura da Cidade, Município e Região de Aveiro, que vamos continuar a desenvolver com todo o empenho e intenso trabalho de equipa.

As Pessoas da Nossa Vida que são Obreiras da Comunidade na Equipa prestadora de serviço público que somos, e que partem para outra dimensão da vida sem nos avisarem, deixando-nos mais pobres, são uma presença muito forte que personalizamos no Antero Santos, Empresário, Autarca, Presidente e Amigo, a quem queremos deixar um sentido e formal Muito Obrigado por todo o muito que connosco construiu, nomeadamente nas suas funções de Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sra de Fátima e da União de Freguesias de Requeixo, Nª Sra de Fátima e Nariz.

Quero aqui deixar uma palavra de reconhecimento, agradecimento e estímulo ao Presidente Miguel Silva, que assumiu com determinação, lealdade e qualidade relevante, a difícil tarefa de suceder ao Presidente Antero Santos, assumindo devidamente a honra ao legado de que hoje é líder na gestão desta Junta da União de Freguesias.

A Câmara Municipal de Aveiro tem uma ativa e intensa política de cooperação com as Juntas de Freguesia, num processo expressivo em termos institucionais e financeiros, com um relevante empenho de todos, tratando as dez Juntas de Freguesia do Município por igual, sem utilizar qualquer fator de discriminação, nomeadamente de natureza político-partidária, assumindo de forma exemplar uma prática de gestão descentralizada e responsável parceria.

No Município de Aveiro o motor principal do seu desenvolvimento, da geração de riqueza e de emprego, são as Empresas privadas, a cujos Empresários e Trabalhadores quero deixar uma palavra de agradecimento e de estímulo para continuarmos a crescer em todas as áreas da atividade económica, do Turismo à Indústria, do Comércio aos Serviços, do Artesanato à Construção Civil, em relação à qual quero hoje anunciar o evento que vamos realizar no próximo dia 24 de maio, de apresentação de um grande investimento privado que vai contar com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro: uma urbanização de quase 300 fogos em regime de Habitação a Custos Controlados, e que amanhã mesmo inicia a consulta pública formal do seu processo de licenciamento.

Antes das minhas palavras finais, quero partilhar o convite de estarmos Juntos ao final da tarde, às 19.00 horas, num momento simples e muito expressivo, colocando na rede viária da Cidade Nascente de Aveiro, o topónimo de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, na mais nova das Avenidas da Nossa Cidade, em gesto de agradecimento e reconhecimento pela sua vida notável e pelo seu marcante Ser Aveirense, fazendo-o ao lado da expressiva obra dos Arcanjos de Paulo Neves, numa operação de ligação entre a Arte Nova de Silva Rocha, a Arte Ousada de Vasco Branco e a Obra Pioneira de Girão Pereira de abertura da Cidade para lá da Linha do Comboio, num eixo muito simbólico e expressivo de União entre a Terra, o Céu e a Vida.

Quero terminar com uma Saudação e um Agradecimento.

Uma Saudação de Bom Dia de Feriado Municipal, com um Bem Haja e um Abraço, às Pessoas aqui presentes, a quem nos acompanha pelas redes sociais e a todos os Cidadãos do Município de Aveiro, num gesto de reconhecimento e estímulo para a Comunidade viva e solidária que somos, determinados em sermos cada vez melhores.

Um Agradecimento a todos os Cidadãos, aos Funcionários Municipais, às Entidades Públicas e Privadas Parceiras, aos Dirigentes Associativos, aos Empresários, aos Autarcas Municipais e de Freguesia, todo o apoio, trabalho, energia e confiança partilhada neste ano de caminhada muito difícil, intensa e realizadora.

Vamos Continuar a Festa do Feriado Municipal de Aveiro, comemorando a Vida e a Obra que somos capazes de fazer, para sermos, como vamos continuar a ser, Obreiros de Mais e Melhor pela Nossa Terra.

Contamos convosco, saibam que sempre contam connosco.

Bem Hajam.

Viva o Município de Aveiro.

José Ribau Esteves

Presidente da Câmara Municipal de Aveiro