Cantanhede | Próximo fim de semana: 30 Minutos de Música prossegue com CORDIS e fadistas Carolina Pessoa e Nuno Sérgio

Cantanhede | Próximo fim de semana: 30 Minutos de Música prossegue com CORDIS e fadistas Carolina Pessoa e Nuno Sérgio

15/04/2021 0 Por Carlos Joaquim

O projeto CORDIS – piano & guitarra portuguesa e a dupla de fadistas, Carolina Pessoa e Nuno Sérgio, vão estar presentes no Ciclo de Concerto 30 Minutos de Música, nos próximos dias 16 e 17 de abril, pelas 21h30, com a habitual transmissão em live streaming através de página do facebook partir do salão nobre dos Paços do Concelho.

O certame cultural promovido pela autarquia cantanhedense inicia a sua nona jornada já na sexta-feira, 16 de abril, às 21h30, com a atuação de CORDIS – piano & guitarra portuguesa. Constituído em 2015, o grupo é fruto de um feliz encontro de dois jovens, Paulo Figueiredo, brilhante pianista, e Bruno Costa, prestigiadíssimo executante de guitarra portuguesa.

Depois de editado o primeiro CD em 2008, o CORDIS – piano & guitarra portuguesa, lança o seu segundo trabalho em 2011, intitulado CORDIS 2, ambos com versões originais de obras de reconhecidos compositores de guitarra de Coimbra. Em 2013, sob a forma de coletânea, promove a edição de um pack triplo, com a conceção de um DVD constituído por um concerto filmado ao vivo com alguns dos convidados presentes nos primeiros trabalhos do grupo.

TERCEIRO, o primeiro álbum do grupo exclusivamente constituído por originais chega em 2015, numa apresentação em que o CORDIS se faz acompanhar pelo quarteto de cordas Arabesco. Depois de variadíssimos concertos ao vivo um pouco por todo o mundo, o grupo resolve em 2019 dedicar-se à composição de um novo disco de originais, com piano, guitarra portuguesa e quarteto de cordas. Fruto deste trabalho surge REFLEXO, álbum de originais que Paulo Figueiredo e Bruno Costa vão apresentar neste concerto. REFLEXO, disco ANTENA1, apresenta-se assim como o resultado de 15 anos de experiências e lugares, palcos e pessoas que foram contribuindo para dar forma ao que é o CORDIS na atualidade.

No sábado, 17 de março, 30 Minutos de Música prossegue, também com início às 21h30, com a apresentação de NOITE DE FADO, contando com a participação dos fadistas cantanhedenses Nuno Sérgio e Carolina Pessoa, que se farão acompanhar por Luís Barroso, na guitarra portuguesa, Luís Carlos Santos, na viola de fado e Ricardo Gomes no cajon e flauta, contando ainda com a participação especial de Alexandre Henriques ao piano e Miguel Gomes na precursão.

É já longo e reconhecido o percurso artístico da fadista Carolina Pessoa. De França aos Estados Unidos, passando pela Roménia, Áustria e Holanda, estes foram alguns países que tiveram o privilégio de acolher esta fadista, que já granjeou alcançar vários prémios em diversos concursos de fado em Portugal, e tem vários trabalhos editados.

Foi pela mão do guitarrista Armindo Fernandes, com a fadista Cidália Moreira, que com apenas 7 anos de idade Nuno Sérgio apareceu em público pela primeira vez. De norte a sul do país, diversas casas de fado em Lisboa, concursos e muitos países do mundo têm tido o privilégio de o ouvir cantar. Foi ainda Finalista do programa televisivo da RTP1 “Nasci para o Fado”.

“Lado a Lado”, álbum gravado por estes dois fadistas em 2012, traduz claramente o extraordinário caminho que ambos têm percorrido partilhando sentimentos que se respiram, saudades que se sentem, cantando o Fado. Carolina Pessoa e Nuno Sérgio cantam de alma e coração numa simbiose cuidada.

O Fado é um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal, proclamado património cultural imaterial da Humanidade em 2011, adquirindo por direito próprio, a expressão da alma portuguesa.