Fábrica integra projeto europeu de comunicação de ciência para promover um Turismo Verde

Fábrica integra projeto europeu de comunicação de ciência para promover um Turismo Verde

08/04/2021 0 Por Carlos Joaquim
Contribuir para um Turismo Verde, recorrendo ao cinema como recurso pedagógico-social na ação climática e na sensibilização para as alterações climáticas, de forma a promover uma mudança de comportamentos. Este é o grande objetivo do EDUCinema Clima TurAction, um projeto europeu focado na Comunicação de Ciência e Educação Ambiental para as alterações climáticas e que tem no consórcio responsável a Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva.
Estudantes entre os 15 e os 17 anos vão criar narrativas e desenvolver um filme de cinema musical com cenários em diferentes países e contextos de interesse para o Turismo Verde. O cinema musical escolar será uma ferramenta de sensibilização para atrair e comprometer os turistas em ações pelo clima nas suas estadias turísticas em locais que procuram combater os impactos das alterações climáticas e das pandemias.
Desta forma, potencia-se a cultura científica e a literacia cinematográfica para a promoção de boas práticas de Educação Ambiental, que, para além de contribuírem para o desenvolvimento de valores, atitudes ou comportamentos ecologicamente e socialmente responsáveis, favorecem o envolvimento de pessoas em atividades e/ou ações pelo clima em destinos turísticos.
O projeto EDUCinema Clima TurAction, coordenado pela Universidade de Santiago de Compostela, enquadra-se no âmbito do programa Erasmus+. Do consórcio fazem parte a Universidade de Aveiro, a Universidade de Bolonha (Itália), e Escolas Secundárias de Lisboa, Canárias (Espanha) e Varsóvia (Polónia).
A Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, lidera a tarefa “Atividades educativas e criativas para sala de aula”. Neste âmbito é responsável pela criação da narrativa e do guião do filme musical escolar, pela gravação de cenas em diferentes países, pelo desenvolvimento de conteúdos e-learning para exploração do filme, pela criação do guião de um Science Show, e ainda por dinamizar workshops online com os alunos envolvidos.