GNR resgata tartaruga leopardo africana que estava “a vaguear na via pública” em Vila Facaia

GNR resgata tartaruga leopardo africana que estava “a vaguear na via pública” em Vila Facaia

07/04/2021 0 Por Carlos Joaquim
O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Pombal, resgatou ontem uma tartaruga leopardo africana “que se encontrava a vaguear na via pública na localidade de Vila Facaia”, no concelho de Pedrogão Grande.
De acordo com comunicado enviado às redações, a GNR chegou ao animal “através do alerta de um popular”.
Os elementos da força policial “deslocaram-se ao local e recolheram uma tartaruga leopardo africana, Stigmochelys pardalis, com 40 centímetros de comprimento e dez quilos de peso, sendo esta uma espécie protegida ao abrigo da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES)”, pode ler-se.
Posteriormente, a tartaruga foi entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal, em Coimbra.
A GNR recorda que, tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga leopardo africana reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies”, foi referido.
Para casos semelhantes e tendo em vista a proteção dos animais, a GNR apela “à denúncia de situações de âmbito ambiental” através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona “em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.