Beneficiação da Paisagem das Aldeias do Xisto de Góis

Beneficiação da Paisagem das Aldeias do Xisto de Góis

07/04/2021 0 Por Carlos Joaquim
A Câmara Municipal de Góis promoveu o projeto “Beneficiação da Paisagem nas áreas envolventes às Aldeias do Xisto”, financiado em 90% pelo Turismo de Portugal. O projeto integra-se na candidatura Aldeias.com, aprovada ao abrigo da linha de Valorização Turística do Interior, do Programa Valorizar.
O projeto contemplou a execução de trabalhos de gestão seletiva da vegetação espontânea nas zonas envolventes das quatro Aldeias do Xisto do concelho – Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena – numa área total de intervenção de 31,83 hectares. Fomentou-se a presença e o desenvolvimento de espécies autóctones existentes, mais bem-adaptadas aos locais e em harmonia com a valorização cénica e paisagística, potenciando a biodiversidade, bem como o aumento da resiliência daqueles espaços aos incêndios rurais.
Os potenciais impactos de médio e curto prazo que se preconizam com a implementação do presente projeto são positivos, correspondendo a um anseio das Associações locais das aldeias, bem como da própria Câmara Municipal e da População de Góis.