Reguengos de Monsaraz integra projeto europeu que vai criar obras de arte sobre o Lago Alqueva

Reguengos de Monsaraz integra projeto europeu que vai criar obras de arte sobre o Lago Alqueva

26/02/2021 0 Por Carlos Joaquim
O Município de Reguengos de Monsaraz vai desenvolver a iniciativa ARCHI’Nature, integrada no projeto Erasmus +, da Comissão Europeia. Durante dois anos, de março de 2021 a fevereiro de 2023, vão ser criadas obras de arte sobre o Lago Alqueva, promovendo uma dinâmica cultural que vai envolver a comunidade escolar e os cidadãos.
Esta iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de trabalhos artísticos e instalações temporárias, através de uma aproximação participativa que inclua a valorização da riqueza ambiental. Para além do Lago Alqueva, integram este projeto os lagos Iseo (Itália), Annecy (França), Kerkini (Grécia) e Aiguebelette (França), local onde no ano passado decorreu a primeira iniciativa nesta área e que convidou artistas, arquitetos e designers para melhorarem sítios naturais e espaços urbanos.
ARCHI’Nature pretende aliar a criatividade ao ambiente e ao bem-estar, com o urbanismo e a arte a beneficiarem o relacionamento do homem com o seu ambiente. A Iniciativa quer também fortalecer a inclusão social através das artes, promovendo uma participação inovadora e um diálogo intercultural ligando os intervenientes na área da educação com os do setor cultural e criativo.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “o projeto visa fortalecer a cooperação intersectorial com ênfase na criatividade, cidadania europeia e consciência cultural de todos os cidadãos. Pretende também fortalecer o sector social através das artes, promovendo a inovação participativa e procurando estabelecer diálogos interculturais”.
Carlos Manuel Barão