Câmara de Águeda participa em evento nacional de partilha de boas práticas sobre políticas ambientais através da cultura

Câmara de Águeda participa em evento nacional de partilha de boas práticas sobre políticas ambientais através da cultura

26/02/2021 0 Por Carlos Joaquim

O Município participa em Maratona de Transferências URBACT, onde vão ser partilhadas as experiências e resultados dos 19 parceiros nacionais da rede URBACT.

A Câmara Municipal de Águeda participa, na próxima quinta-feira, dia 4 de março, a partir das 9.30 horas, no evento online Maratona de Transferências, em que 19 parceiros nacionais da rede URBACT vão partilhar as suas experiências e resultados alcançados em atividades e ações de sensibilização ambiental através da cultura.

A Maratona das Transferências é um evento nacional de partilha (National Sharing Event) que marca uma etapa final para estas redes URBACT. Este evento é uma oportunidade para os parceiros partilharem, aos níveis regional e nacional, o que aprenderam com o trabalho em rede, e ainda para alargarem a transferência de boas práticas a mais cidades e promoverem o diálogo com partes interessadas. Será também um momento para refletirem em conjunto sobre os sucessos e dificuldades por que passaram, propondo soluções.

Os peritos URBACT Maria João Rauch e Miguel Sousa irão conduzir virtualmente, durante o dia 4 de março, uma viagem pelo país ao encontro dos parceiros que, através dos seus vídeos animados e da participação em quatro mesas redondas temáticas, serão os protagonistas desta maratona organizada em quatro sessões, abarcando os cinco tópicos URBACT no contexto do desenvolvimento urbano sustentável: Ambiente, Inclusão, Governança e Desenvolvimento Urbano Físico e Economia.

Neste âmbito e na temática do ambiente, o Município de Águeda vai partilhar com os restantes parceiros o trabalho realizado no âmbito do C-Change, um projeto desenvolvido em Águeda que procura mobilizar os setores da cultura para contribuir com ações locais que visam a redução das emissões de CO2 e a sensibilização da demais comunidade para as alterações climáticas.

Entre as ações realizadas em Águeda, enquadradas neste projeto, estão, entre outras, a criação de um grupo local de várias entidades ligadas à cultura e ambiente, bem como a recriação de um aquário numa pintura de arte urbana sensibilizando para a preservação do meio ambiente ou ainda o uso da arte do bodypainting para alertar para estas matérias. Reutilização e separação de resíduos, o concurso de ideias “Agentes de Mudança” (do qual resultou a ação de sensibilização para as alterações climáticas “O astronauta em Missão – Vamos curar a Terra”), ou as obras de arte urbana de Bordallo II são outros exemplos de ações culturais ao serviço da educação ambiental.

Podem participar neste evento todos os interessados em aprofundar ou conhecer o Método URBACT, incluindo profissionais da área do desenvolvimento urbano sustentável, políticos aos níveis regional e local e todos os cidadãos interessados nas temáticas urbanas. As inscrições estão disponíveis em www.forumdascidades.pt.