Câmara de Vagos entrega equipamentos informáticos para ensino online a alunos do Concelho

24/02/2021 0 Por Carlos Joaquim

Com o ensino online a ser a alternativa encontrada à suspensão das atividades letivas, pela segunda vez, a Câmara Municipal de Vagos adquiriu perto de meio milhar de equipamentos informáticos, no cômputo dos dois períodos de confinamento, para que os alunos do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e da EPADRV vejam garantido o normal acompanhamento das atividades letivas.

Em função da evolução da pandemia de COVID-19, houve a necessidade de se proceder ao encerramento dos estabelecimentos escolares, tendo-se encontrado como solução, à semelhança do ocorrido em março e abril de 2020, à substituição das atividades letivas em modo presencial, pelo ensino online.

Esta decisão acarretou uma natural necessidade de adaptação de toda a comunidade escolar vaguense a uma situação que obrigou a toda uma restruturação do processo letivo. Tendo em conta este contexto e à semelhança do que aconteceu no primeiro período de confinamento de março/abril, a Câmara Municipal de Vagos volta a investir na qualidade da educação das crianças e jovens vaguenses.

Nos dois períodos de confinamento, foram adquiridos 455 equipamentos informáticos que foram entregues a alunos do Agrupamento de Escolas de Vagos, do Colégio Nossa Senhora da Apresentação de Calvão e da Escola
Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, mediante as listas por estes enviadas. Procurou-se, desta forma, o esbatimento das desigualdades e a criação de condições equitativas, para que as atividades letivas possam decorrer com a maior normalidade possível para o universo de estudantes do concelho de Vagos.

Na ótica do vereador com o pelouro da Educação, Pedro Bento “este foi um esforço que a Câmara Municipal de Vagos fez, mais uma vez substituindo-se a uma promessa ainda não cumprida do Governo, para que as nossas crianças e jovens, apesar da situação alternativa, possam desfrutar da normalidade possível no seu processo de aprendizagem. Procura-se assim garantir que ninguém fique para trás, prejudicado pelo impacto que a pandemia tem tido também no setor da Educação.”