Novo confinamento pode entrar em vigor já na próxima quinta-feira

Novo confinamento pode entrar em vigor já na próxima quinta-feira

10/01/2021 0 Por Carlos Joaquim

Aumento dos novos casos de contágio em Portugal já levou o Governo a admitir medidas mais restritivas “o mais cedo possível”.

Pode estar iminente o regresso ao confinamento em Portugal, e ainda mais cedo do que o que se previa, avança o Público este domingo.

Segundo o jornal, o novo confinamento entrará em vigor à meia-noite de quinta-feira, dia 14 de janeiro, dois dias antes da data prevista para a entrada em vigor do novo estado de emergência.

A Assembleia da República deverá aprovar a autorização para que o Presidente da República assine o decreto de novo estado de emergência na quinta-feira de manhã e horas depois, durante a tarde, o Conselho de Ministros aprovará as regras para a nova fase de confinamento.

Isto depois de, na próxima terça-feira, terem sido consultados os epidemiologistas sobre a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, em reunião no Infarmed.

Este sábado, a título de balanço das audições entre o Governo e os partidos com representação parlamentar, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, considerou que há um “grande consenso” em relação ao regresso a um confinamento generalizado, para mitigar a propagação da pandemia no país, e sublinhou que a intenção é decretar as medidas “o mais cedo possível”.

Carolina Rico / TSF