BOAS FESTAS EM AVEIRO 2020/2021

BOAS FESTAS EM AVEIRO 2020/2021

27/11/2020 0 Por Carlos Joaquim

 Iluminação de Rua, Espetáculo com drones, Cinema em Drive-in e Sabores com Tradição entre os principais destaques 

Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), a iniciativa “Boas Festas em Aveiro” regressa, em edição especial e adaptada aos condicionalismos provocados pela Pandemia de Covid-19.

A opção da CMA em manter a realização deste evento tem como premissa base e de acordo com o definido no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica / Operação Anti Covid-19, o apoio e o incentivo à atividade económica, criando mecanismos de atração dos Cidadãos para que visitem e façam compras no comércio local, com a ação direta das compras da CMA às empresas que lhe prestam serviços.

O “Boas Festas em Aveiro” celebrará assim, entre 30 de novembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021, o Natal, a Passagem do Ano e a Festa de São Gonçalinho, sem haver lugar aos eventos que todos tanto gostamos com a participação de muitas pessoas, como o cortejo de moliceiros e “Pais Natais” no dia 1 de dezembro na festa do acender das luzes, e a Passagem de Ano na Rua na zona do Rossio, por força das limitações que temos de viver no Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos temos de estar empenhados.

Por força das medidas definidas pelo Governo do País para o dia 01 de dezembro de 2020, no âmbito do Estado de Emergência em vigor (recolher obrigatório às 13.00 horas), a CMA decidiu antecipar o tradicional Acender das Luzes de Rua e da Árvore de Natal no Cais da Fonte Nova, para segunda-feira dia 30 de novembro, às 17h30 (sem ocorrer qualquer desfile organizado).

A ligação da iluminação de Natal da Cidade e da maior Árvore de Natal de Portugal, será acompanhada simbolicamente pelo soar natalício inédito e em simultâneo dos sinos de cinco torres sineiras do centro histórico (Igreja de Jesus, Igreja da Sé, Paços do Concelho, Igreja da Vera Cruz e Igreja do Carmo)

Principais Novidades

No sábado, dia 19 de dezembro, às 18h00, 19h00 e 21h30, os céus da Cidade são inundados de luz com uma proposta única, inovadora e criativa de animação natalícia. “Natal nas Estrelas” é um espetáculo imersivo com drones, banda sonora e narração de Ruy de Carvalho, na voz do Pai Natal. O espetáculo decorrerá no Rossio e será transmitido em live streaming.

A vivência da quadra natalícia em Família será contemplada com o Cine Drive In de Natal – Infantil. De 21 a 23 de dezembro, pelas 18h30, no Parque de Exposições de Aveiro, as Famílias são convidadas a experienciarem o formato drive-in, com toda a envolvência de Hollywood e da fantasia de Natal, com plena componente cénica através de filmes marcantes para as crianças, não faltando as tradicionais pipocas. O acesso é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

A CMA mantém-se próxima dos Cidadãos também em plena noite da véspera de Natal. “Deus Menino” chegará a casa dos aveirenses através das redes sociais, num filme da autoria da Vortice Dance Company, previamente realizado, com base numa produção videomapping aliada à música, dança e poesia, alusivo ao nascimento de Jesus e ao espírito de Natal, resultante de uma tour de uma das companhias de dança portuguesas com maior reconhecimento internacional e apresentações além-fronteiras.

A entrada no novo ano será marcada com o tradicional Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras, na sexta-feira, dia 1 de janeiro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense, repetindo-se no dia seguinte, à mesma hora.

O programa inclui, ainda, o Concerto de Reis pelo grupo vocal Cupertinos, que se dedica quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII. O Concerto decorrerá na quarta-feira, dia 6 de janeiro, pelas 18h00, na Igreja de Jesus.

Aveiro, Sabores com Tradição

“Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional. Com especial destaque na semana de 04 a 11 de janeiro 2021, esta é uma ação que a partir de agora será marca distintiva para todo o ano nos restaurantes aderentes, que são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense.

A intenção desta iniciativa é reforçar a gastronomia de Aveiro como elemento identitário da Região, e este ano fortalecer a mensagem de qualidade e segurança dos Nossos Restaurantes no que respeita ao cumprimento das regras Anti-Covid-19, apelando aos Cidadãos que façam refeições na Restauração do Município de Aveiro dado que esse é o principal apoio que lhe podemos prestar.

Dos menus constarão as melhores iguarias de Aveiro, tais como, Bolos de Bacalhau e Espetadas de Mexilhão, Sopa de Enguias, de Peixe ou Chora/Canja de Bacalhau, Caldeirada de Enguias ou Peixe, Leitão ou Chanfana, Ovos-Moles ou Cavacas, sempre com Vinho ou Espumante da Região da Bairrada, a região de excelência vinícola de Aveiro, terminando com a já mística “Bandeja de digestivos Aveiro”, constituída pelos Licores de Alguidar e Aguardentes Bairrada.

Festa de São Gonçalinho de Aveiro

Salienta-se, ainda, a Festa de São Gonçalinho de Aveiro de 8 a 11 de janeiro de 2021 (programa próprio a consultar), que, como habitualmente, marca o encerramento do programa e está sob a responsabilidade da sua Mordomia, sendo a CMA uma importante entidade Parceira.

Comércio Tradicional de Aveiro

Ainda enquadrado na quadra natalícia, a CMA colabora com a Associação Comercial de Aveiro (ACA) no âmbito do projeto “Aveiro Montras, Esplanadas e Fachadas”, do qual será selecionada a melhor montra de natal, a melhor fachada natalícia, a esplanada mais natalícia e montras de São Gonçalinho.

BOAS FESTAS EM AVEIRO

30 de novembro de 2020 a 11 de janeiro de 2021

www.facebook.com/boasfestasemAveiro

www.instagram.com/boasfestasemaveiro

O “Boas Festas em Aveiro” tem este ano um orçamento total de cerca de 190.000€, que corresponde a cerca de um terço do orçamento de 2019, sendo esta dimensão justificada pela opção de realizar este evento como elemento de apoio à vida, à atividade social e económica do Município de Aveiro, e adequada às restrições impostas pelo Combate à Pandemia do Covid-19 em que Todos estamos envolvidos.