Reino Unido sobe nível de alerta para terrorismo

03/11/2020 0 Por Carlos Joaquim
O nível de alerta para o terrorismo no Reino Unido subiu hoje de “substancial” para “grave”, o segundo mais alto numa escala de cinco, sugerindo que um ataque é “altamente provável”
A decisão foi tomada pelo Centro de Análise Conjunto para o Terrorismo [Joint Terrorism Analysis Center], que analisa informação sobre terrorismo a nível nacional e internacional.
O nível de alerta tinha descido em novembro do ano passado por indicação do mesmo organismo, que junta diferentes entidades, incluindo a polícia, governo e agências de informação, é liderado pelo MI5.
A ministra do Interior, Priti Patel, disse através da rede social Twitter que esta é uma “medida de precaução” e garantiu que “não foi baseada em nenhuma ameaça específica”.
“O público deve continuar vigilante e relatar qualquer atividade suspeita à polícia”, acrescentou.
A decisão acontece depois de um alegado “terrorista islâmico” ter disparado em Viena contra várias pessoas junto de uma sinagoga, resultando em pelo menos quatro mortos e 22 feridos.
Na semana passada, três pessoas morreram num ataque com uma faca em Nice, na França, e um professor foi assassinado em Paris no mês passado.

Lusa