Município de Leiria adere a programa para vacinação contra a gripe nas farmácias

28/10/2020 0 Por Carlos Joaquim

O Município de Leiria aderiu ao programa “Vacinação SNS Local” que vai permitir a vacinação contra a gripe em farmácias aos munícipes inscritos nos Centros de Saúde do concelho de Leiria com idade igual ou superior a 65 anos.

Esta medida foi tomada com o objetivo de salvaguardar e acautelar a saúde da população, minimizando o risco de novas linhas de contágio face à evolução da situação epidemiológica provocada pela pandemia por COVID-19, sendo materializada através da assinatura de um protocolo entre o Município e a Associação Dignitude, Instituição Particular de Solidariedade Social.

Para o Município de Leiria, a adoção de novas medidas preventivas concretas, perante a progressão geográfica da pandemia, afigura-se como a atitude mais correta com vista à contenção de eventuais surtos da doença, de entre as quais se destaca, na área da saúde, a comparticipação no valor de 11.250 euros, à Associação Dignitude, para, no âmbito do programa “Vacinação SNS Local”, promover a administração da vacina da gripe a um total 5 mil munícipes, em farmácias comunitárias, descongestionando desta forma os Centros de Saúde.

Encontram-se abrangidos por este protocolo os munícipes inscritos nos Centros de Saúde do concelho de Leiria, com idade igual ou superior a 65 anos, aos quais seja administrada vacinação gratuita contra a gripe sazonal, em farmácias do concelho de Leiria que reúnam as condições para a prestação do serviço de administração de vacinas.

Os beneficiários têm o direito à livre escolha das farmácias abrangidas e são identificados pelo número de identificação do SNS.