FERNÃO DE MAGALHÃES NA CARICATURA INTERNACIONAL

24/10/2020 0 Por Carlos Joaquim

 PortoCartoon em Aveiro até 13 de novembro 

A Galeria da Antiga Capitania recebe a partir de hoje, 24 de outubro, a exposição “Fernão Magalhães na Caricatura Internacional”.

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro e do Museu da Imprensa, que trata este ano de um conjunto de 70 caricaturas do Prémio Especial de Caricatura integrado no 21º PortoCartoon-World Festival e dedicado à figura mundial da história dos Descobrimentos, que há cinco séculos iniciou a primeira viagem de circum-navegação.

Regista-se que foi precisamente em outubro de 1520 que o navegador português atravessou o oceano Atlântico para o Pacífico, através do estreito que passaria a ficar com o seu nome.

A mostra integra 70 trabalhos de artistas de vários países como Bósnia, Brasil, China, Egipto, Emiratos Árabes Unidos, Indonésia, Irão, Quénia, Servia, Turquia e, designadamente, o desenho do vencedor do 1º prémio, o artista português Pedro Ribeiro da Silva.

A exposição, comissariada pelo diretor do Museu, Luiz Humberto Marcos, estará patente até 13 de novembro.

CANDIDATURAS ABERTAS PARA O CONCURSO

AVEIRO JOVEM CRIADOR 2021

A Câmara Municipal de Aveiro divulga o lançamento do 19.º Concurso Aveiro Jovem Criador 2021, dando assim continuidade a uma importante iniciativa potenciadora da criatividade nas áreas artísticas de Arte Digital, Audiovisual, Escrita / Conto, Fotografia, Ilustração, Música e Pintura, com a projeção do Município na dimensão nacional e internacional e a promoção da participação ativa dos Jovens em duas categorias etárias, nomeadamente, dos 18 aos 35 anos e dos 12 aos 17 anos de idade.

O prazo de candidaturas decorre entre os dias 12 e 17 de novembro de 2020, através do email: cidadania@cm-aveiro.pt ou na Casa Municipal da Cidadania.

Além do prémio monetário e prémios de distinção, este Concurso apresenta também a oportunidade da frequência de uma Residência Artística Internacional ou Nacional, conforme a classe etária.

Regulamento e Formulário de Inscrição disponíveis em www.cm-aveiro.pt e www.facebook.com/caveirojovcriador.

A Câmara Municipal de Aveiro decidiu alterar o ano de identificação do evento, passando a contar o ano de apresentação da exposição em vez da data de início do concurso (ano transato à exposição). Esta seria portanto a edição 2020 do Concurso, que passa a ver-lhe atribuído o ano de 2021, momento de abertura da exposição e de entrega dos prémios aos vencedores.