Instituto Piaget | Ano letivo de Psicologia abre com participação do Bastonário da Ordem

Instituto Piaget | Ano letivo de Psicologia abre com participação do Bastonário da Ordem

21/10/2020 0 Por Carlos Joaquim

Ano letivo de Psicologia abre com participação do Bastonário da Ordem

A atual crise sanitária provocada pela Covid-19 está a colocar novos desafios aos psicólogos e à forma como os atuais e os futuros profissionais se devem mostrar disponíveis para atender as necessidades dos cidadãos, afirmou esta quarta-feira o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Francisco Miranda Rodrigues falava na cerimónia de abertura do ano letivo dos cursos de licenciatura em Psicologia e do mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, do Instituto Piaget de Almada.
Por imposição das novas regras de combate à pandemia, e ao contrário do que é habitual, a cerimónia decorreu inteiramente em formato virtual, através da plataforma Zoom. Na sua intervenção, o Bastonário referiu-se à aposta contínua para dignificar a profissão, destacando o desenvolvimento exponencial nos 10 anos de existência da Ordem dos Psicólogos e a necessidade de ter uma profissão bem regulada e profissionais cada vez mais disponíveis para os cidadãos.
Dirigindo-se aos alunos que agora iniciam os seus estudos, o Bastonário disse esperar que, após um percurso escolar bem-sucedido, se tornem em profissionais que “venham também acrescentar novas e diferentes visões sobre a profissão”. A Ordem, frisou o seu responsável, “tem estado sempre próxima dos estudantes de psicologia e tem iniciativas diversas, de forma a que todos possam ter um melhor conhecimento da profissão”, acrescentando que todos podem contar com a instituição para os apoiar na entrada no mercado de trabalho.
No evento, aberto a toda a comunidade académica, participaram ainda o diretor do ISEIT de Almada (onde os cursos estão integrados), João Geraldes; o coordenador da licenciatura de Psicologia, Nuno Colaço; e a docente Marlene Silva.
Recentemente, a licenciatura de Psicologia em Almada foi distinguida pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) com a acreditação máxima, sem condições, pelo período de seis anos.
Além do campus de Almada, o curso é também ministrado pelo Instituto Piaget no seu polo universitário de Viseu, tendo obtido a mesma acreditação pela A3ES.
Ambas as distinções resultam do reconhecimento da qualidade da formação ministrada, numa das áreas do saber privilegiadas pelo inspirador e primeiro presidente honorário do Instituto: o psicólogo suíço Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX. Iniciada em 1998, a licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget conta já com mais de mil diplomados.