A consagração da Rússia foi efetivada como Nossa Senhora pediu?
Em julho de 1952, Pio XII consagrou os povos da Rússia ao Puríssimo Coração de Maria, sem associar os bispos do mundo.
Padre David Francisquini
Fonte: Revista Catolicismo, Nº 836, Agosto/2020
Pergunta — Agradeço o seu recente esclarecimento sobre a legitimidade teológica das consagrações a Nossa Senhora. Como ficou claro, vários Papas, e mesmo Nossa Senhora em Fátima, utilizaram o termo “consagração” para se referir à entrega do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Mas ainda me ficou uma dúvida: nessas consagrações já feitas, alguma já cumpriu com os requisitos da consagração da Rússia, pedida por Nossa Senhora à Irmã Lúcia?
Resposta — De fato, o prezado consulente observou no texto anterior uma lacuna, que me teria sido impossível preencher ao finalizar aqueles comentários, por escassez de espaço. Pois há diversidade de opiniões sobre o assunto, e para responder à consulta temos de remontar amplamente aos fatos iniciais, como veremos a seguir.
Na aparição de 13 de julho de 1917, Nossa Senhora disse aos pastorinhos que Deus iria “punir o mundo de seus crimes por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. […] Para o impedir, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados. Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas; por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”.
Doze anos mais tarde, no dia 13 de junho de 1929, enquanto residia em Tuí, na Espanha, a Irmã Lúcia teve uma visão na qual Nossa Senhora lhe disse: “É chegado o momento em que Deus pede para o Santo Padre fazer, em união com todos os Bispos do mundo, a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la por este meio”.
Ainda em 1929, a vidente fez chegar esse pedido ao conhecimento do Papa Pio XI, e no ano seguinte escreveu ao seu confessor, o Pe. José Bernardo Gonçalves S.J., relatando que Nosso Senhor a instara a solicitar ao Santo Padre a aprovação da devoção reparadora dos primeiros sábados. E acrescentou: “Se me não engano, o bom Deus promete terminar a perseguição na Rússia se o Santo Padre se dignar fazer, e mandar que o façam igualmente os Bispos do mundo católico, um solene e público ato de reparação e consagração da Rússia aos Santíssimos Corações de Jesus e Maria”.
Numa comunicação íntima posterior, Nosso Senhor Se queixou à vidente: “Não quiseram atender ao meu pedido. Como o Rei da França, arrepender-se-ão; e fá-la-ão, mas será tarde. A Rússia terá já espalhado os seus erros pelo mundo”. Numa carta ao seu confessor, de 18 de maio de 1936, a Irmã Lúcia declara: “Intimamente, tenho falado a Nosso Senhor do assunto; e há pouco perguntava-Lhe por que não convertia a Rússia sem que Sua Santidade fizesse essa consagração. Foi esta a resposta que a Irmã Lúcia recebeu de Jesus: “Porque quero que toda a minha Igreja reconheça essa consagração como um triunfo do Coração Imaculado de Maria, para depois estender o seu culto e pôr, ao lado da devoção do meu Divino Coração, a devoção deste Imaculado Coração”.
Consagrações realizadas incompletamente
Depois de iniciada a Segunda Guerra Mundial, a Irmã Lúcia se dirigiu diretamente ao novo Papa, Pio XII: “Em várias comunicações íntimas, Nosso Senhor não tem deixado de insistir neste pedido, prometendo ultimamente — se Vossa Santidade se dignar fazer a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, com menção especial pela Rússia, e ordenar que, em união com Vossa Santidade e ao mesmo tempo, a façam também todos os Bispos do mundo — abreviar os dias de tribulação com que tem determinado punir as nações de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de várias perseguições à Santa Igreja e a Vossa Santidade”.
Em 1942, por ocasião do encerramento do ano jubilar das aparições de Fátima, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e o gênero humano ao Imaculado Coração de Maria, ato que ele renovou em 8 de dezembro. Mas o texto fazia apenas uma alusão velada à Rússia, sem mencioná-la explicitamente. Em carta de 4 de maio de 1943 ao Pe. Gonçalves, a Irmã Lúcia afirmou ter tido outra revelação de Nosso Senhor, prometendo “o fim da guerra para breve, em atenção ao ato que Sua Santidade se dignou fazer. Mas, como ele foi incompleto, fica a conversão da Rússia para mais adiante”.
Em julho de 1952, Pio XII consagrou os povos da Rússia ao Puríssimo Coração de Maria, sem associar os bispos do mundo. Em novembro de 1964, Paulo VI “confiou o gênero humano” ao Imaculado Coração de Maria. João Paulo II fez duas consagrações: uma em Fátima, no dia 13 de maio de 1982; e outra em Roma, em 25 de março de 1984, ambas precedidas de um convite aos Bispos para se unirem a ele nesses atos.
Alguns episcopados se uniram ao ato; mas no Brasil, que tem o terceiro maior episcopado do mundo, apenas poucos bispos o fizeram. Além do mais, a Rússia não era mencionada no texto da consagração, apenas alguns circunlóquios lhe faziam uma alusão indireta, o que foi ainda mais evidenciado quando o Papa polonês, saindo do texto, improvisou a seguinte invocação: “Mãe da Igreja! […] Iluminai especialmente os povos dos quais esperais a nossa consagração e a nossa entrega”.[1]
Em 2015, o então exorcista-chefe de Roma, Pe. Gabriele Amorth (recentemente falecido), declarou o seguinte a propósito dessa consagração: “Eu estava lá em 25 de março [de 1984] na Praça de São Pedro; estava na primeira fila, praticamente a uma curta distância do Santo Padre. João Paulo II queria consagrar a Rússia, mas sua comitiva não [queria], temendo que os ortodoxos fossem antagonizados, e quase o frustraram. Porém, quando Sua Santidade consagrou o mundo de joelhos, ele acrescentou uma frase não incluída na versão distribuída, que em vez disso dizia consagrar ‘especialmente aquelas nações das quais Vós solicitastes sua consagração’. Então, indiretamente, isso incluía a Rússia. No entanto, uma consagração específica ainda não foi feita”.[2]
Essa versão foi confirmada de modo ainda mais claro no centenário da primeira aparição na Cova da Iria. Nesse dia foi celebrada uma missa solene na Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Karaganda (Cazaquistão), como conclusão de um Congresso Mariano internacional. Na homilia, o cardeal alemão Paul Josef Cordes, que viveu muitos anos no Vaticano, como presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, referiu-se ao ato realizado por João Paulo II em 1984:
“Ele se absteve de mencionar explicitamente a Rússia, porque os diplomatas do Vaticano lhe haviam pedido com insistência que não mencionasse esse país, já que, do contrário, poderiam surgir conflitos políticos […]. Logo depois ele me convidou para almoçar. Em nosso pequeno círculo, ele falou do desejo que sentia em seu interior, de mencionar a Rússia durante essa consagração, antes que ceder a seus conselheiros. Então ele nos disse, com um rosto radiante, que aquilo ao que ele havia renunciado fazer por si mesmo havia, porém, sido realizado. Através de amigos, tinha sabido algo importante e consolador para ele: que alguns bispos ortodoxos russos haviam aproveitado sua própria consagração do mundo à Mãe de Deus como uma ocasião para consagrar a Rússia de uma maneira muito especial a Maria”.[3]
Podemos objetar, no entanto, que o pedido insistente de Nossa Senhora não foi que os bispos cismáticos russos consagrassem seu país ao Imaculado Coração de Maria, e sim que tal consagração fosse feita pelo Papa em comunhão com todos os bispos católicos do mundo!
Interpretação que teria feito a Irmã Lúcia
Desde 1984 até a queda do Muro de Berlim, a Irmã Lúcia sustentou que nenhuma das consagrações feitas até então tinha sido “válida” (no sentido de terem atendido aos requisitos postos por Nossa Senhora). Numa entrevista concedida em 1985 à revista Sol de Fátima, eladeclarou peremptoriamente, a respeito das que foram realizadas por João Paulo II em Fátima (1982) e em Roma (1984): “Não houve a participação de todos os Bispos nem foi mencionada a Rússia”.
Contudo, o Cardeal Tarcísio Bertone transcreveu posteriormente, na sua apresentação a um opúsculo sobre a mensagem de Fátima, uma carta que a vidente teria escrito em 8 de novembro de 1989, na qual ela teria afirmado: “Sim [a consagração] está feita tal como Nossa Senhora a pediu, desde o dia 25 de março de 1984”. E num colóquio do purpurado com a Irmã Lúcia, ela teria declarado: “Já disse que a consagração desejada por Nossa Senhora foi feita em 1984, e foi aceita no Céu”. Segundo o mesmo purpurado, tal aceitação teria sido manifestada à Irmã Lúcia numa aparição de Nossa Senhora, mas tal aparição não figura nos pormenorizados relatos que o próprio Cardeal Bertone fez de seus colóquios com a vidente. Paira, portanto, séria dúvida quanto à realidade dessa manifestação celeste, e é legítimo conjecturar que, ao reavaliar o ato de João Paulo II em 1984, a Irmã Lúcia se tenha deixado influenciar pela atmosfera de otimismo que se difundiu no mundo após o colapso do império soviético.
Cabe destacar que a Irmã Lúcia não gozava do carisma da infalibilidade na interpretação da altíssima mensagem que recebeu. Por isso competia mais aos historiadores, teólogos e pastores da Igreja analisar a coerência dessas suas declarações, recolhidas pelo Cardeal Bertone, com suas declarações anteriores.[4] No entanto, podemos constatar uma coisa certíssima: os frutos da consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, anunciados por Nossa Senhora, estão longe de se terem materializado — não há paz no mundo. Pelo contrário, as tensões internacionais — notadamente entre a China e os EUA — têm aumentado ao ponto de o Papa Francisco afirmar, em várias ocasiões, que estamos vivendo uma verdadeira “terceira guerra mundial, mas em fragmentos”.[5]

O comunismo continua espalhando seus erros pelo mundo
A Rússia está longe de se ter convertido. É um país que autoriza os ventres de aluguel; tem a maior taxa registrada de abortos do mundo (60% das gravidezes terminam em aborto, sendo 20% deles praticados por menores de 18 anos); uma das maiores taxas do mundo em divórcios por habitante (4,2/1000); a maior proporção de divórcios por casamentos (61%); a maior porcentagem mundial de alcoolismo (dois milhões de alcoólatras); alcoolismo que é responsável pela metade das mortes entre 15 e 54 anos, que é a expectativa média de vida para os homens.
Como se tudo isso não bastasse, seus atuais dirigentes não renunciaram aos erros do comunismo, e sua elite política e intelectual olha para o passado soviético com nostalgia. Vladimir Putin chegou a declarar que a extinção da União Soviética foi o maior desastre geopolítico do século XX.
Compreende-se, portanto, que em 2016, tendo já em vista o centenário das aparições de Fátima, Dom Athanasius Schneider, bispo-auxiliar de Astana (Cazaquistão), tenha declarado em uma entrevista ao site Rorate Cɶli: “Temos de rezar para que o Papa em breve consagre explicitamente a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, para que Ela triunfe”.[6]
No próprio ano do centenário (2017), em uma palestra sobre a mensagem de Fátima pronunciada por ocasião do Rome Life Forum, o Cardeal Raymond Leo Burke instou os participantes a se consagrarem ao Imaculado Coração de Maria e a “trabalhar pela consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria […]. Hoje, mais uma vez, ouvimos o chamado de Nossa Senhora de Fátima para consagrar a Rússia ao seu Imaculado Coração, de acordo com suas instruções explícitas”.[7]
Interrogado pelo jornal The Wanderer sobre se esse pedido correspondia a mais do que o ato do Papa simplesmente mencionar a Rússia de modo explícito, o cardeal americano respondeu, em termos inequívocos, acreditar que o Papa João Paulo II desejava atender ao pedido de Nossa Senhora, pois estava ciente da gravidade da situação e da necessidade de consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Mas na época se argumentava que, a fim de promover um relacionamento mais amigável com os países do bloco oriental, o nome da Rússia não deveria ser mencionado em particular:
“Acredito que era a intenção do Santo Padre consagrar realmente a Rússia. No entanto, também acredito que, dada a situação em que nos encontramos hoje, a consagração da Rússia deve ser feita explicitamente, exatamente como Nossa Senhora solicitou (o que não implica negar a intenção de João Paulo de incluir a Rússia, quando ele consagrou o mundo ao seu Imaculado Coração). […] Minha intenção não é levantar acusações contra ninguém, mas insistir na necessidade de realizar o que Nossa Senhora pediu, exatamente como Ela pediu, em resposta à atual situação, que é tão grave”.[8]
Consagração da Rússia, hoje mais necessária do que nunca

Na edição via Internet do recente Rome Life Forum, o Cardeal Burke [foto ao lado] fez uma palestra intitulada “Fátima: a resposta do Céu para um mundo em crise”. Ele aproveitou a ocasião para questionar o papel do Partido Comunista chinês na gênese da pandemia da covid-19, sua influência sobre a Organização Mundial da Saúde e sua dominação imperialista sobre outras nações:
“A consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria é hoje mais necessária do que nunca. Quando testemunhamos como o mal do materialismo ateu, cujas raízes estão na Rússia, dirige de maneira radical o governo da República Popular da China, reconhecemos que o grande mal do comunismo deve ser curado em suas raízes através da consagração da Rússia como Nossa Senhora ordenou. […] Reconhecendo a necessidade de uma conversão total do materialismo ateu e do comunismo a Cristo, permanece urgente o apelo de Nossa Senhora de Fátima para que a Rússia seja consagrada ao seu Imaculado Coração, de acordo com suas instruções explícitas”.[9]
Ecoando esse apelo à conversão, Dom Athanasius Schneider compôs e divulgou pelas mídias sociais, em junho passado, uma oração que recomendo a todos rezar frequentemente:
“Ó Imaculado Coração de Maria, Vós sois a santa Mãe de Deus e nossa terna Mãe. Considerai a angústia em que vivem a Igreja e toda a humanidade por causa da disseminação do materialismo e da perseguição à Igreja. Em Fátima, Vós alertastes contra esses erros ao falar sobre os erros da Rússia. Vós sois a Medianeira de todas as graças. Implorai ao vosso Divino Filho para que Ele conceda esta graça especial ao Papa: que ele consagre a Rússia ao vosso Imaculado Coração, a fim de que a Rússia se converta, um período de paz seja concedido ao mundo, e o vosso Imaculado Coração triunfe através de uma renovação autêntica da Igreja, pelo esplendor da pureza da fé católica, pela sacralidade do culto divino e pela santidade da vida cristã. Ó Rainha do Santo Rosário e nossa doce Mãe, voltai vossos olhos misericordiosos para nós e ouvi graciosamente esta nossa oração confiante. Assim seja”.[10]
ABIM
[1] Todos os fatos narrados até aqui, e as correspondentes citações, tirei do excelente livro Fátima: Mensagem de tragédia ou de esperança? – de Antônio Augusto Borelli Machado.
[2] https://www.lifesitenews.com/news/exclusive-interview-with-rome-chief-exorcist-fr.-gabriele-amorth
[3] https://onepeterfive.com/cardinal-cordes-pope-john-paul-ii-consecration-russia/
[4] A.A. Borelli Machado, op.cit. Ed. Instituto Santo Condestável, Coimbra, 2015, pp. 104-107.
[5] https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2014/08/18/vivemos-a-3-guerra-mundial-diz-papa-francisco.htm
[6] https://rorate-caeli.blogspot.com/2016/02/exclusive-bishop-athanasius-schneider.html
[7] https://voiceofthefamily.com/full-text-cardinal-burkes-historic-call-for-consecration-of-russia/
[8] https://thewandererpress.com/blogger/interview-with-cardinal-burke-discriminating-mercy-defending-christ-and-his-church-with-true-love-4/
[9] https://www.lifesitenews.com/news/cardinal-burke-consecration-of-russia-to-our-lady-more-needed-now-than-ever
[10] https://www.lifesitenews.com/news/bp-schneider-composes-prayer-begging-mary-for-consecration-of-russia-so-there-will-be-peace
Bem acredito que se o Papa Francisco e o próprio Papa Emérito Bento XVI vão participar no dia 25 de maio de uma nova consagração, é porque eles entenderam que a Consagração da Rússia não produziu completamente o desejo pedido por Nossa Senhora, impossibilitando todas as graças que se conseguiria com a mesma.
De fato, todas as profecias ditas a respeita sobre a Rússia se ela não fosse consagrada, acontecerão em quase em toda sua totalidade, isto é os erros da Rússia se espalharam realmente para o mundo todo, não há só a perseguição a Igreja feita pela união soviética, aconteceu em todos os seus detalhes, assim como as guerras e os erros do comunismo com todas as suas maquinações diabólicas sobre a degradação dos costumes, aborto, libertinagem, ateimo, a exclusão de Deus e o evangelho da sociedade, dos nossos valores, sendo colocado a libertinagem e os pecados capitais como algo natural e desejável para sociedade.
Tudo isso, mesmo apos a queda da União Soviética, os erros da Rússia, infelizmente já se espalharam há muito tempo e agora tanto lideres ocidentais ou não, estão incorporando os erros pouco a pouco em todo o planeta.
Portanto, vendo este conflito agora entre Ucrânia e a Rússia, o mundo novamente estar nesta guerra fria de sua aniquilação e a Rússia novamente envolvida em todo esse contesto. De fato a Rússia se converterá, porem não sem antes ter espalhado seus erros, a qual como já sabemos já aconteceu e como Nossa Senhora prediz a aniquilação de várias nações, isto em 1917, quando não se existia armas nucleares é algo a não apenas pensar e sim tomar uma decisão de atende os pedidos de Nossa Senhora.
A aniquilação de nações, soa como uma destruição total de vários países. De todas as profecia de Fátima essa é que a inda estar para acontecer, pois, se todas as outras já foram realizadas, não pode agora ignorar as advertências dadas, por isso se Bento XVI estar a participar da consagração novamente é porque de alguma forma, ele pode ter mudado sua opinião pelos acontecimentos atuais, como o crescente aumento da degradação dos costumeis, tenções, abortos e essas novas ameaças de guerras que pode aniquilar o planeta. Por isso as profecias de Fátima continua mais atual que nunca.
Sr Carlos, entendo que não é autor do texto, e sim o Padre Fransciquini, porém é de insultar a minha inteligência achar que A ÚNICA vidente de Fátima, que falava, via e escutava com Nossa Senhora, depois de adulta venha a público mentir assim com algo tão grave, ou simplesmente enlouquecido e feito uma afirmação vã.
Teria Nossa Senhora errado a sua vidente escolhida?
Penso que não!
Efectivamente, o texto não é da minha da minha autoria com indica, mas, sim Padre David Francisquini.
Mae, é chegado o momento… Tenha piedade de nós, não deixa estourar a terceira guerra, por misericórdia! Eu oro assim.. A Cruz sagrada seja luz do Vladimir Putin, não seja o dragão o seu guia sai de retrô Satanás , é mau que tu oferece para ele,bebe tu mesmo o seu veneno. Deus entra no coração deste homem, ele é filho de Deus, não é filho do diabo. Deus vence,pois o bem vence o mau!!! O coração de Maria triunfará!!!?♥️♥️
Queridíssima irmã Áurea, que nome tão belo e luminoso!
Também eu estou convicto de que a consagração da Rússia não está de acordo com tudo aquilo que foi pedido e explicado. O Santo Papa João Paulo II ,que está totalmente ligado a Fátima e à Nossa Senhora por via do milagre que Ela operou nele ao desviar a trajetória da bala que era fatal, percebeu que o poder político desvia a VERDADE que só D E U S expressa! Sinto nos dias de hoje que esta guerra é a prova de que satanás tem a noção que o seu tempo está a terminar e tudo vai fazer para deixar a sua “marca”, temos que descobrir a forma certa que é de revelar ao mundo que a consagração da Rússia tem de ser feita pelo Papa Francisco que sinto ser aquele que D E U S escolheu de forma tão especial! Sou Português e Ela disse: “Em Portugal se manterá sempre o dogma da Fé e por fim o Meu Imaculado Coração Triunfará”. 6ª feira, 13 de Maio de 2022, este ano algo mais tem de ser feito para que o mudo tenha paz e para que Putin “acorde” do embalo diabólico em que está a ser usado pelos seguidores de satanás e seus servidores que naquele lugar conseguem manipular toda a paz mundial por via dos erros e pecados ali constantemente cometidos. Só a Luz da VERDADE vai anular a força tenebrosa das trevas e das mentiras constantes em que o mundo mergulhou com maus líderes a brincarem com armas caríssimas quando os seus povos muitas vezes nem conseguem ter dinheiro para uma vida digna e condigna! Rezo consigo e voltarei a rezar sempre para que D E U S nos ouça, mas TODOS somos precisos, ontem rezei o Terço a São Miguel Arcanjo e apareceu-me logo no caminho um fervoroso seguidor do anjo caído em desgraça pela seu orgulho, vaidade e soberba, pelo que sei bem que D E U S nos ouve e vai intervir no coração empedernido de gente que acha que o dinheiro, o poder e a amibição gananciosa são tudo na vida!
Bendita seja, querida Áurea e nunca desista de rezar porque rezar é falar pertinho ao Coração de D E U S, de JESUS e de MARIA ,Virgem Eterna, que do seu ventre deu à luz a LUZ do Mundo sem rasgar a Sua Santa Carne tal e qual faz a luz quando passa pelo vidro sem o partir!
Obrigado !!
Bem-Haja!!!
A consagração foi aceita, só que as coisas estão a transcorrer no tempo de Deus, não dos homens!
Ano a ano, todas as nações do mundo estão melhorando em IDH, os países “comunistas” que restam são 4: dois em regime de “comunismo de mercado” (China e Vietã), um em que se pode praticar o cristianismo (Cuba) e um realmente radical, porém sem muito potencial (Coréia do Norte).
Segundo o texto em tela, essas consagrações foram aceitas, mas não absorveram todas às graças que Deus queria dispor, pois foram implícitas em relação ao carrasco país. O que se faz urgentemente necessário é a consagração da Rússia de forma explícita, para que o mundo seja contemplado com todas às graças que Deus quer nos dar.
Salve Rainha. Viva Cristo Rei.
A URSS caiu, mas o comunismo segue firme e forte no país mais populoso do mundo, favorecido por empresas que tentam impor o globalismo. No nosso próprio país o socialismo se enraizou fortemente em toda estrutura midiática, universidades, ongs, coletivos, judiciário e até na Igreja Católica.
A KGB foi uma das maiores organizações do mundo, e atuou em inúmeras áreas, criando inclusive a teologia da libertação e essa imagem da terceira revelação pode representar também o sofrimento da igreja ao ser corrompida por dentro, justamente pelo vírus socialista. Portanto, na minha reles avaliação, a profecia não se cumpriu totalmente, mas decorrido mais de um século e com relativa mudança de cenário é possível que a Santa se manifeste novamente, suponho.