DOCUMENTÁRIO SOBRE A FEIRA DE SÃO MATEUS EM VOTAÇÃO NO FESTIVAL ART&TUR

08/10/2020 0 Por Carlos Joaquim

Filme produzido em 2019 está nomeado na categoria “Doc” de um dos maiores festivais internacionais de cinema de turismo que acontece este ano em Viseu. Votação do público está a decorrer no site da iniciativa.

No ano em que Viseu é destino de cinema e fotografia, a histórica Feira de São Mateus salta para o palco do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, com a nomeação do filme “Feira de São Mateus – A feirar há 627 anos”, na categoria dedicada aos documentários.
O documentário, produzido por iniciativa da VISEU MARCA e com realização de John Gallo, é de 2019 e encontra-se nomeado na competição, num total de 23 produções selecionadas. A votação para eleger o vencedor está já em curso no site do festival, aqui.
A estreia do documentário terá lugar no dia 20 de outubro, pelas 21 horas, no Teatro Viriato, e a participação é sujeita a inscrição prévia neste link.
O filme recupera os testemunhos de algumas personalidades que passaram pelo palco da Feira como Pedro Abrunhosa, mas contém também os testemunhos de responsáveis pelo seu recente projeto de modernização como o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, e o gestor do certame e diretor da VISEU MARCA, Jorge Sobrado.
Para Cristina Paula Gomes, Presidente da VISEU MARCA, “a estreia deste documentário acontece num ano particularmente difícil, que coincide com o cancelamento da edição 2020 da Feira de São Mateus. É um momento carregado de simbolismo que nos permite reviver memórias do certame tão querido de Viseu”.
O evento decorre entre os dias 20 e 23 de outubro no Teatro Viriato e na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. O programa completo da iniciativa está disponível no site oficial, em www.tourfilm-festival.com.
Desde a sua 1ª edição em Barcelos, em 2008, o Festival ART&TUR, iniciativa da Centro Portugal Film Commission e do Turismo Centro de Portugal, tem cumprido a sua missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo.