Proença-a-Nova | Laboratório de Análise de Mostos e Vinhos preparado para o início da nova campanha

Proença-a-Nova | Laboratório de Análise de Mostos e Vinhos preparado para o início da nova campanha

02/09/2020 0 Por Carlos Joaquim

Com o início da nova campanha de produção de vinhos, o Laboratório de Análise de Mostos e Vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, elaborou um conjunto de regras, de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde, tendo em conta a situação atual de pandemia. 

Para a entrega das amostras, os utentes deverão esperar no exterior junto à porta de entrada e aguardar a sua vez. Ao entrar deverá colocar a amostra num tabuleiro localizado no balcão e aguardar atrás da linha marcada no chão. O pagamento deverá ser feito por multibanco e, caso não seja possível, tente levar dinheiro trocado para facilitar o processo de pagamento. Os resultados serão enviados preferencialmente por e-mail. Na entrada e na saída, deverão desinfetar as mãos, respeitar as normas de segurança e manter o distanciamento social. O horário de entrega de amostras mantém-se igual: entre terça a quinta-feira, das 09h30 às 18h30, e sexta-feira entre as 09h30 e as 14h00, não estando este serviço disponível às segundas-feiras, aos fins de semana e feriados. Para análises de controlos de maturação e mostos, as mesmas podem ser entregues durante todo o horário do centro que em setembro funcionará das 9h30 às 18h30, incluindo fins de semana. Ao fim de semana, o CCV da Floresta encerra das 12h30 às 13h30.
Entre junho e dezembro do ano passado, o laboratório de análises de mostos e vinhos analisou 2965 amostras e no primeiro semestre deste ano já foram analisadas 700. Este serviço auxilia em aspetos como o controlo de maturação das uvas, a análise a mostos, a análise de vinhos, bem como presta apoio em todo o processo de elaboração do vinho. São ainda organizadas regularmente iniciativas pedagógicas sobre o tema, como a que aconteceu a 6 de março, “Depois do lavar dos cestos – da vinha à adega”, uma conferência com o enólogo Francisco Antunes que abordou os cuidados a ter na conservação, estabilização e engarrafamento de vinhos.