Biblioteca Municipal de Anadia está de parabéns pelo seu 12º aniversário

Biblioteca Municipal de Anadia está de parabéns pelo seu 12º aniversário

05/07/2020 0 Por Carlos Joaquim
A Biblioteca Municipal de Anadia (BMA) comemorou no dia 3 de Julho, o seu 12º aniversário…
Face aos constrangimentos decorrentes da pandemia do Coronavírus Covid-19, a efeméride não pôde ser assinalada, de forma presencial, tendo sido “celebrada” com a transmissão de um vídeo com várias mensagens e testemunhos de colaboradores da Biblioteca. A abertura da exposição “BMArte – Ilustra a tua melhor memória da Biblioteca Municipal”, com ilustrações infantis, foi outra das ações.
Na sua mensagem, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, referiu que “habitualmente gostamos de celebrar, de forma presencial, cada aniversário junto de todos aqueles que ajudam a escrever a história da nossa Biblioteca Municipal”, contudo, atendendo às circunstâncias atuais “esta foi a forma que considerámos mais segura para assinalar esta data tão especial – os 12 anos de vida”.
Apesar da pandemia “ter comprometido e condicionado” os serviços municipais, a autarca frisou que a Biblioteca “conseguiu manter a sua ligação com a comunidade”, através do projeto “Biblioteca à Porta”, levando o empréstimo de livros “até casa dos nossos utilizadores”.
Destacou ainda o facto de as atividades de promoção do livro e da leitura terem passado a ser disponibilizadas nas plataformas digitais do Município, colmatando, assim, a suspensão da realização presencial das mesmas.
Maria Teresa Cardoso rematou a sua intervenção dizendo que, desde 2008 até aos dias de hoje, “a Biblioteca Municipal tem conquistado um lugar especial na vida de muitas famílias, que, após uma primeira visita, o elegem como um equipamento de eleição”.
Outro dos momentos que assinala os 12 de anos de atividade é a mostra “BMArte – Ilustra a tua melhor memória da Biblioteca Municipal”. Um desafio que foi lançado às crianças, dos 3 aos 10 anos, para que realizassem um trabalho que ilustrasse o momento mais marcante que viveram na biblioteca. Nesse sentido encontram-se patentes ao público, no átrio de entrada, cerca de duas dezenas de ilustrações que podem ser apreciadas até ao próximo dia 7 de Agosto.
Nesta data foram também conhecidos os vencedores da XII edição do Concurso de Poesia “Letras da Primavera”, da XI edição do Concurso Escolar “Ler & Aprender” e os Utilizadores do Ano (infanto-juvenil e adultos).
CONCURSO DE POESIA “LETRAS DA PRIMAVERA”
1º lugar – “Laura vive!” de Pedro Ribeiro
2º lugar – “O teu e o meu corpo” de Maria Pinto
3º lugar – “Anadia” de Miguel Abrantes
CONCURSO ESCOLAR “LER & APRENDER”
1º CEB
Maria Ribeiro (CNSA) “A minha casinha de madeira”
Margarida Ferreira (CNSA) “A Primavera”
2º CEB
Vasco Conceição (AEA – EBVB) “Um dia queria sair de casa”
Léana Costa (AEA – EBVB) “Nossa casa, nosso lar”
3º CEB
Dinis Rosa (CNSA) “A previsão”
Maria Santos (CNSA) “Abril floriu”
Ensino Secundário
Pedro Fernandes (AEA – EBSA) “Carta a Tom”
Diogo Semedo (CNSA) “Fixo o mundo no futuro”
Ensino de Adultos
Diogo Nolasco (Centro Qualifica) “O inquisidor atormentado”
“UTILIZADORES DO ANO”
Infanto-Juvenil – Noa Cosme da Cruz
Adulto – Ana Filipa Pereira